sexta-feira, 26 de junho de 2015

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2015

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge.

EDUCAÇÃO A TOQUE DE CAIXA.

Nobres:
Partimos da premissa que atenções se projetam no sentido de melhor analisar propostas, especialmente aquelas que estiveram sendo formatadas (termo mais lógico – copiadas) e originárias “de cima para baixo” que são apressadas pelo Poder Executivo que enviam as Câmaras quase no prazo de expiração. Em contrapartida o legislativo também programa a pressa no intuito de se livrar de uma matéria que deveria ser de suma importância ao “pulsará” pela explanação de técnicos e com certa dose “maquiavélica” obviamente escolhida para tais finalidades. Ressaltamos é incidência em quase todos os municípios Deste modo é a convivência dos malignos costumes que “significa” de forma comum os municípios.  Neste contexto não sublime as imensas maiorias dos municípios deixaram para a última hora o encaminhamento de seus planos locais para o ensino diz muito sobre a pouca importância destinada à Educação no país e conseguintemente nos Estados. Ainda que os gestores insistam em explicações como dificuldades técnicas e de planejamento, além de pouco prazo para a definição de metas e estratégias para a área nos próximos 10 anos, o fato concreto é que, de maneira geral, houve um excesso de despreocupação com o assunto. Em conseqüência, muitos textos acabarão se restringindo a reproduzir o plano nacional, sem avançar nas especificidades locais. A ênfase nas divergências em relação à discussão de gênero em sala de aula fez com que o tema se impusesse sobre outros, que acabaram muitas vezes colocados de lado. É o caso, por exemplo, do número de alunos por sala de aula e de aspectos relacionados à valorização dos professores. É lamentável que uma matéria de tamanha relevância para a sociedade e para o futuro, que os municípios precisam muito avançar na área educacional para melhorar economicamente e não perder importância relativa, tenha sido encaminhada a toque de caixa. Políticas de ensino não podem ficar na dependência de quem está temporariamente no poder. Educação de qualidade é um objetivo que precisa ser perseguido permanentemente, com metas definidas num prazo mais longo. Não vamos comemorar antecipadamente sem que os primeiros efeitos venham acontecer, porém num prognóstico que não guarda adequada expectativa.

Antônio Scarcela Jorge.

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