quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

MATÉRIA DO PROFESSOR ANTÔNIO ROBERTO

 COMENTÁRIO
Antônio Roberto Mendes Martins

...QUANTO CUSTA ESTA JACA...

            Um personagem também do interior e cheio de histórias, mutretas e toda forma de traquinagens é o vereador. Já fui por dois mandatos. O vereador por mais vivido, ou como digo, “traquinas”, sempre encontra alguém para explorá-lo, ou mesmo fazê-lo de bobo.

             Nas eleições já teve o tempo do retrato, da camisa, do pneu de bicicleta, do remédio, da dentadura, dos óculos, enfim de todos os tipos de “agrados” para a conquista do famoso “voto livre e democrático”. Certa vez um eleitor me pediu um pneu de bicicleta. Cansado, relaxando com amigos no pé do balcão, meti a mão no bolso. Pode deixar “Seu Antonio”, disse ele, eu já ganhei dezesseis. Pague só uma cachaça! Na ignorância, cultivada pelos dominantes, ele pensa que leva vantagem.



              Muitas então são as situações. Entre elas, sobressaem as hilariantes. Um colega meu, “puta velha” de cinco mandatos preveniu-se com muitos óculos. Encheu o porta malas com todos os tipos e ganhou o mundo “pedindo” votos. Certo dia encontrou uma velha eleitora. Ela foi logo cobrando. Cumpade cadê o que você me prometeu?

               Cauteloso, ele a chamou a de lado e disse: Cumade, não precisa você ir ao Dotô. Eu já tenho o que você precisa! Cuma? Se eu num fiz o exame? Ora cumade. Não precisa, chegue aqui!

                No estacionamento ele abriu o porta malas do carro e lá estava um saco cheio de óculos. Escolha cumade, escolha o que você quiser! A mulher, daquelas que de graça leva até injeção na testa foi ávida na escolha. A história pode ter acontecido em qualquer parte, mas aqui foi assim.

                Satisfeita, com um lindo par, enxergando tudo, pediu o número para a votação, despediu-se e rumou em direção da feira livre. Próxima de uma banca de verduras ela perguntou para o feirante: Quanto custa esta jaca? Perdão minha senhora, falou o dono da banca, isto não é uma jaca é um maxixe.

*Antônio Roberto Mendes Martins – novarrussense - professor universitário - mestre em física – residente em Nova-Russas.
*****************************************************
OBS: A quem requer.

- Mestrado: “pós-graduação, mais avançado que a especialização, que capacita o graduado à execução de pesquisas em uma área de conhecimento”.

Fonte: Dicionário Aurélio XXI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário