quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CRESCIMENTO DO PIB

 PIB FICA 'ENTRE 2% E 2% E POUCO' ESTE ANO, DIZ DILMA.

Após a saia justa internacional em que se meteu, após dizer em entrevista ao jornal El País que o Produto Interno Bruto de 2012 seria revisado para 1,5% - número que não se confirmou depois -, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 18, que não faz previsões do PIB e criticou a imprensa, dizendo que os jornalistas também erram as projeções. Segundo a presidente, o crescimento do PIB deste ano deve ficar "entre 2% e 2% e pouco".

"Eu não faço previsões do PIB e acho que vocês não deviam fazer, não, porque vocês erram também, viu?", afirmou Dilma, durante café da manhã no Palácio do Planalto com repórteres que cobrem assuntos da Presidência da República.
Em entrevista ao jornal El País, Dilma havia "antecipado" que o crescimento do ano passado seria revisado para 1,5% - quase o dobro da taxa anterior. "Resolveram reavaliar o PIB. E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%. Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado", disse Dilma ao jornal espanhol. A revisão acabou sendo de 0,9% para 1%.

A conta errada foi atribuída no Palácio do Planalto à Secretaria de Política Econômica, comandada por Márcio Rolland. O mal-estar ultrapassou fronteiras, porque a informação da presidente ao El País acabou criando uma expectativa no mercado que não se confirmou.

"Toda previsão é sujeita a tempestades. Acontece o seguinte: nós temos condições de afirmar que o PIB vai ficar ali entre 2% e 2% e pouco, isso temos condições, porque os números praticamente apontam nessa direção", comentou a presidente nesta quarta-feira, durante o café da manhã com a imprensa.
"Nós neste ano tivemos um desempenho melhor, mais acima do que tivemos em 2012 sob todos os aspectos. Se você olhar a comparação dos outros países do mundo proporcionalmente à nossa situação, nós nos saímos até bem", disse.

Fonte: Agência Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário