quarta-feira, 5 de outubro de 2016

OPERAÇÃO STF - NA BUSCA AOS SANTOS CORRUPTOS DO PT





OAS E UM DIRETÓRIO DO PT NA BAHIA NO ALVO DA OPERAÇÃO HIDRA DE LERNA.

Operação investiga esquema de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e outro de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (4), a Operação Hidra de Lerna. 

A ação, que no total cumpre 16 mandados de busca e apreensão, investiga um esquema de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e outro de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.

A empreiteira OAS e um diretório do PT na Bahia são alvo da investigação.

Os mandados, em razão do foro por prerrogativa de função de investigados, foram todos deferidos pela Ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A PF cumpre mandados na Bahia, no Distrito Federal e Rio de Janeiro.

A Operação Hidra de Lerna deriva de três colaborações de investigados na Operação Acrônimo, já homologadas pela Justiça e em contínuo processo de validação pela Polícia Federal, e tem como origem dois novos inquéritos em tramitação no STJ. 

A distribuição entre os ministros da Corte ocorreu de forma automática.

De acordo com a PF, uma das linhas de investigação recai sobre supostos esquemas para financiar ilegalmente campanhas eleitorais. 

A empreiteira sob investigação teria contratado de maneira fictícia empresas do ramo de comunicação especializadas na realização de campanhas políticas, remunerando serviços prestados a partidos políticos e não à empresa do ramo de construção civil.

Em outra direção, a Federal pretende investigar a ocorrência de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.
Hidra de Lerna.

O nome da operação, segundo a PF, se refere à "monstruosa figura da mitologia helênica, que ao ter a cabeça cortada ressurge com duas cabeças." 

"A Operação Acrônimo, ao chegar a um dos líderes de uma Organização Criminosa, se deparou com uma investigação que se desdobra e exige a abertura de dois novos inquéritos", explica a Polícia Federal.

Ministério das Cidades diz que não foi notificado sobre operação da PF.

Em nota, o Ministério das Cidades afirmou que não foi notificado da operação. 

"O Ministério das Cidades informa que não recebeu nenhuma notificação sobre operação da Polícia Federal envolvendo recursos da Pasta, na manhã desta terça-feira (4). 

Em poder das informações, a Pasta terá condições de avaliar do que se trata e capacidade de instaurar, imediatamente, Processos Administrativos Disciplinares para investigar a denúncia. 

O Ministério das Cidades ressalta a disponibilidade em colaborar com todas as informações necessárias para garantir eficiência e transparência na aplicação dos recursos citados".
Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário