quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DESDE O IMPÉRIO E A REPÚBLICA - SP/MG - ETERNA POLÍTICA "CAFÉ COM LEITE"






ELEIÇÃO DE DORIA ANTECIPA DEBATE SOBRE 2018 NO PSDB.

O resultado em São Paulo, que fortaleceu Alckmin como possível candidato à Presidência em 2018, precipitou nos bastidores uma disputa que, a princípio, ocorreria somente em 2017.

Triunfo político do governador Geraldo Alckmin, a vitória de João Doria no primeiro turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo trouxe à tona a rivalidade no PSDB.

Na legenda tucana, o resultado na maior cidade do País, que fortaleceu Alckmin como possível candidato à Presidência em 2018, precipitou nos bastidores uma disputa que, a princípio, ocorreria somente no ano que vem.

Em maio de 2017, o partido vai eleger uma nova direção Executiva Nacional.

O comando do partido é considerado um grande trunfo para a definição do próximo presidenciável tucano.

Além do governador paulista, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e o senador Aécio Neves (MG) postulam a indicação do partido como candidato em 2018. 

Logo após o resultado em São Paulo, Alckmin introduziu o tema sucessão presidencial ao defender as prévias partidárias.

Aécio, que é o atual presidente nacional do PSDB, foi na segunda-feira, 3, na mesma linha.

"No nosso estatuto estão previstas as prévias.

A prévia pressupõe uma questão para que exista mais de uma candidatura colocada formalmente. 

Se isso ocorrer, dentro do que estabelece o estatuto do partido, ela deve ser vista como uma oportunidade de um debate democrático, disse o senador em Belo Horizonte.

"Tanto eu, Geraldo (Alckmin), (José) Serra, todos nós estimulamos esse debate, e a prévia pode ser um bom caminho. Mas, neste momento, não é correto nem é justo com as nossas lideranças anteciparmos 2018."

Com o patrocínio do governador de São Paulo, Doria foi eleito com 53% dos votos válidos, na primeira vez que a eleição na capital paulista foi decidida na primeira fase. 

O empresário não teve apoio do grupo de Serra e somente na reta final recebeu manifestações de outros caciques tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Aníbal (SP). Serra não entrou na campanha.

À coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, FHC classificou na segunda-feira, 3, o triunfo no primeiro turno mais como "uma vitória pessoal" de Doria, embora beneficie o partido.

Doria fez um discurso conciliador após confirmada sua eleição.
Na segunda-feira, 3, o prefeito eleito disse ter estima pessoal por Serra, mas afirmou que não recebeu dele um telefonema de cumprimentos pela vitória.

O ministro, que estava em viagem oficial à Argentina e ao Paraguai, integrando a comitiva do presidente Michel Temer, evitou comentar o assunto. 

- Eu não tenho interesse (em falar de eleição).

Eu sou ministro do governo e estou preocupado com questões de Argentina e Paraguai, afirmou.

Questionado se pretendia ligar para Doria, Serra evitou responder diretamente e disse que " muita gente do PSDB deve ter ido para o segundo turno ou ganhado".

Repercussão.

Para o vice governador Márcio França, presidente do PSB paulista e operador político de Alckmin no plano nacional, a vitória no primeiro turno "exportou" o governador paulista para o Brasil como o responsável pela maior vitória contra o PT.

"Alckmin já é o grande vitorioso de 2016. 

A eleição de Doria foi a única que teve repercussão nacional", disse.

Doria concorda com a tese. "Não quero nacionalizar, mas não vou negar que a vitória no primeiro turno contribui para o PSDB nacionalmente.

“A capital do País é a cidade mais importante. É uma reafirmação do PSDB em território do PT. O berço do PT é aqui", disse ao jornal O Estado de S. Paulo na véspera da votação.

Na Executiva Nacional do PSDB, a idéia de antecipar a discussão sobre 2018, porém, é tratada por alguns como "intempestiva" e "inapropriada". 

"É evidente que o Geraldo se fortalece com a vitória em São Paulo. O Aécio também porque teve resultados bons em Minas, mas a disputa de 2018 está muito longe.

Temos que pensar em outubro de 2016.

“Temos um enorme rio para atravessarmos", disse o vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, do grupo de Serra.

Cotado para substituir Aécio no comando do PSDB em 2017, o senador Cássio Cunha Lima (PB) também considerou que o partido deve se concentrar, neste momento, nas disputas de segundo turno "É preciso esperar que se encerre o processo eleitoral.

A eleição acabou na principal cidade, mas ainda acontecem em várias outras. Não tem lógica fazer uma discussão interna, quando se está num embate externo. “É preciso manter a tropa alinhada”, disse o senador.

O PSDB ainda disputa o segundo turno em oito capitais: Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Belém e Porto Velho.

Para se contrapor ao triunfalismo dos aliados de Alckmin, Aécio tentou capitalizar o bom resultado do PSDB nacional.

"Essa foi a mais consagradora vitória que o PSDB teve desde 2004, quando já não estávamos no governo federal", afirmou.

Critérios.

Além da resistência de alguns líderes em avançar neste momento na discussão sobre a realização de prévias, integrantes da cúpula do PSDB lembram que, até o momento, não há nenhum critério ou modelo definido para a sua realização.

"Se fizermos prévias, vamos ter que estabelecer peso e valor para cada um dos Estados. Não precisamos disso. Aqui o Aécio ganhou na última eleição presidencial por 51% e no segundo turno com 70% do votos.

Qual seria o peso de Santa Catarina numa prévia? O peso dos filiados ou eleitoral?

“Não concordo que seja o critério dos filiados porque aqui o PT nunca ganhou eleição para presidente”, disse o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC).
Fonte: O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário