domingo, 9 de novembro de 2014

SECULAR DA REGIÃO NORDESTE

 ARTIGO PREMIADO APONTA SOLUÇÃO PARA O NORDESTE.

O crescimento do Nordeste, de 2000 para cá, é insuficiente para viabilizar a superação do subdesenvolvimento regional. Essa é a síntese do artigo científico “A Encruzilhada da Economia do Nordeste: Tendências Recentes e Perspectivas”, 2º colocado da categoria do 18º Prêmio BNB de Economia Regional, entregue, ontem, no encerramento do XX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e o XIX Encontro Regional de Economia, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. “Se parar o investimento, a Região permanecerá atrasada mas se ele continuar, com o mesmo padrão, a Região crescerá, mas não superará o subdesenvolvimento”, afirmou o autor do trabalho, professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho.

A perspectiva apontada por ele para sair dessa encruzilhada é direcionar o sistema regional de inovação para o apoio às centenas de Arranjos Produtivos Locais (APLS) existentes na região.

Ele destaca que se fossem colocado investimentos na mesma ordem de grandeza das grandes obras no aglomerado de empreendimentos em torno de uma atividade produtiva predominante, o resultado seria outro.
Fonte: O Povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário