terça-feira, 11 de novembro de 2014

JUSTIÇA - "JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL"

 LENTIDÃO NO JUDICIÁRIO É MOTIVADA POR LEI COMPLEXA E FALTA DE RECURSOS, DIZ LEWANDOWSKI.

FLORIANÓPOLIS - O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, disse nesta terça-feira que a lentidão na Justiça brasileira é motivada pela complexidade da legislação processual e pela falta de recursos humanos e materiais no Judiciário. O ministro participou, em Florianópolis, da abertura do VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reúne presidentes e corregedores dos tribunais de Justiça de todo o Brasil, além de representantes de associações de magistrados.

Pelo estudo Justiça em Números, do CNJ, o congestionamento nos tribunais brasileiros permanece elevado há pelo menos cinco anos. No ano passado, o índice foi de 71%. Ou seja, a cada cem processos aguardando julgamento, apenas 29 foram solucionados. O restante permaneceu nos escaninhos dos tribunais, sem previsão para serem concluídos. Em 2012, a taxa era de 70%; em 2011 e 2010, de 71%; e em 2009, de 70%.

Para piorar a situação, o estudo mostrou que os Indicadores de Produtividade dos Magistrados (IPM) e Servidores (IPS) diminuíram no último ano. Em 2012, um servidor, em média, concluía 102 processos por ano. Em 2013, o número caiu para cem - uma queda de 1,8%. Em 2012, a produtividade dos juízes era de 1.712 processos concluídos por ano. Caiu 1,7%, passando para 1.684. "Ou seja, o ritmo de produção permanece o mesmo, apesar do constante crescimento da demanda processual", conclui a pesquisa. Para o presidente do STF, a solução do problema não está só nas mãos do Judiciário.

- A alteração dessas leis importantíssimas não está na mão do Poder Judiciário, mas sim do Congresso Nacional. Se há uma multiplicidade de recursos e se nós temos hoje no país quatro instâncias recursais, isso não se deve à vontade da Justiça. A Justiça não tem como interferir nisso, e essa lentidão, em grande parte, deve ser imputada à nossa legislação processual, que é extremamente complicada, e também porque não dizer à carência humana e ao material do Judiciário.

Os presentes ao encontro irão examinar nesta terça-feira a inclusão de duas novas metas para o Poder Judiciário voltadas para a conciliação e para combater o excesso de litigância. Uma das propostas consiste em incrementar a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), instituídos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2010 para a realização de audiências e sessões de conciliação e mediação. A outra prevê a priorização do julgamento dos chamados processos de grandes litigantes e de demandas repetitivas. Aqui, entram principalmente processos envolvendo grande número de interessados, como contra bancos, empresas de plano de saúde e de telefonia.

O objetivo é reverter a cultura de excessiva judicialização das relações sociais e permitam apenar a litigância protelatória - afirmou Lewandowski.

Ao final do encontro, os presidentes dos tribunais definirão as metas a serem perseguidas pelo Judiciário no próximo biênio.
Fonte: Agência O Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário