sábado, 17 de agosto de 2013

INFLAÇÃO E ALTA DO DÓLAR



DÓLAR DISPARA 2,5% E ENCOSTA-SE A R$2,40; BC ANUNCIA SWAP PARA 2ª.

SÃO PAULO - Catapultado por preocupações relacionadas à economia brasileira e ao programa de estímulo dos Estados Unidos, o dólar bateu dois recordes no fechamento desta sexta-feira: teve a maior alta diária ante o real desde o fim de 2011 e encerrou no maior patamar em mais de quatro anos.

Dúvidas sobre a política de intervenção do Banco Central brasileiro no mercado de câmbio também alimentaram a disparada da moeda norte-americana, que chegou a encostar-se a 2,40 reais perto do final dos negócios.

O dólar subiu 2,46 por cento para 2,3960 reais na venda, maior alta diária desde 23 de novembro de 2011, quando o avanço tinha sido de 2,94 por cento. Além disso, é o maior nível de fechamento para a divisa desde 3 de março de 2009, quando ficou a 2,411 reais. Na máxima do dia, a divisa chegou a 2,3987 reais.

"Um conjunto de fatores atuou no câmbio. Primeiro, o dólar está forte lá fora por causa expectativa de redução dos estímulos por parte do Fed. Depois, o (ministro da Fazenda, Guido) Mantega estragou ainda mais porque falou que o câmbio mais depreciado é melhor para a indústria e que o patamar do câmbio mudou mesmo", disse um operador de banco brasileiro.

O dólar ganhava força em grande parte dos mercados globais após dados positivos sobre a economia dos EUA alimentarem expectativas de que o Federal Reserve banco central do país, diminua seu programa estímulo monetário já em setembro, reduzindo a oferta mundial de dólares.

No Brasil, a alta da divisa dos EUA ganhou ainda mais força devido às preocupações com a fraqueza da economia. Segundo pesquisa Reuters, a fragilidade da economia doméstica faz com que a moeda brasileira seja uma das mais vulneráveis à provável redução do estímulo dos EUA.

Em São Paulo, no entanto, o ministro Mantega procurou dissipar o pessimismo dos investidores, dizendo que o câmbio mais desvalorizado beneficia a indústria brasileira. O ministro reconheceu, no entanto, que a volatilidade das cotações não beneficia a economia e deve ser combatida.

"Temos muitas armas no Brasil para enfrentar uma volatilidade cambial, a primeira delas é que temos reservas muito elevadas e até agora não gastamos um tostão das nossas reservas", disse o ministro da Fazenda a jornalistas, após encontro com empresários em São Paulo, citando também os leilões de swap cambial feitos pelo Banco Central.
Fonte: Folhapress.


Nenhum comentário:

Postar um comentário