quinta-feira, 29 de agosto de 2013

APAGÃO DE ONTEM

 Queimada no Piauí provocou apagão no NE, diz governo.

‘Linhas de transmissão tiveram que ser desligadas’



O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informaram que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu a Região Nordeste na tarde de hoje (28) foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão. - Foi desligada a linha de transmissão Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí devido à queimada. Às 15h04, o circuito foi religado manualmente, mas um novo desligamento pelo mesmo motivo ocorreu às 15h06. A linha de transmissão é da empresa Ienne, controlada pela espanhola Isoluxx. Segundo o ONS, às 15h08, também devido a uma queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando uma contingência dupla, o que levou à perda de sincronismo e à consequente separação da Região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10,9 mil megawatts. - “A linha passa na Fazenda Santa Clara. Houve desligamento inicial às 14h58, foi recomposta em seguida, mas logo depois uma nova incidência fez com que perdêssemos toda a carga do Nordeste. Quarenta minutos depois, já tínhamos o reinício da ligação das cargas em todas as capitais”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que esteve na sede do ONS, no centro do Rio. - Houve o desligamento adicional de mais três linhas de transmissão que fazem a interligação do SIN com a Região Nordeste: Presidente Dutra - Teresina (circuitos 1 e 2), Presidente Dutra-Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa-Rio das Éguas. “Depois de identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da Região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30”, diz a nota divulgada no início da noite pelo ONS. - O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, explicou que a queimada causou um curto-circuito no sistema. “Houve uma contingência dupla na linha de 500 quilovolts São João do Piauí-Ribeiro Gonçalves. Com isso, se abriram outras linhas de 500 KV, que conduziram à separação de todo o sistema Nordeste do restante do sistema interligado. Aí a carga é muito maior do que a geração da região, ocorrendo o desligamento”, explicou Chipp.
Fonte: Agência Brasil.
DETALHES DO APAGÃO
‘Tarde de caos com apagão em 9 estados’
Todas as capitais nordestinas viveram situações caóticas, com problemas no trânsito e paralisação na indústria. - Em menos de um ano, o Nordeste voltou a sofrer com mais um blecaute de grandes proporções que iniciou por volta das 15h da tarde de ontem e durou cerca de uma hora em Fortaleza. Nas outras grandes capitais da Região, o restabelecimento da energia elétrica foi concluído às 17h30, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O apagão começou quando linhas de transmissão da espanhola Isolux e da Taesa, controlada pela Cemig, foram afetadas por um incêndio na Fazenda Santa Clara, no município de Canto do Murici, no Piauí. "A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", justificou o gerente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Airton Feitosa. Ele comparou o problema a uma "freada brusca" em um carro. "É como você estar acelerando a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de transmissão de 500 kV apresentaram problemas", afirmou.

Duas etapas

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que o apagão de ontem ocorreu em duas etapas, a primeira às 14h58, quando houve o desligamento da linha de transmissão entre as cidades de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. Às 15h04, outro incêndio paralisou uma segunda linha no local, operada pela Taesa. "Com isso, todo o Nordeste ficou separado do restante do sistema interligado e aí a carga (consumo) é muito maior que a geração (de energia) da região, por isso houve o desligamento". - A direção da Eletrobrás no Piauí divulgou nota se eximindo de responsabilidade pela interrupção do fornecimento de energia. "A causa está sendo diagnosticada pela Chesf, que deverá se posicionar sobre essa falta de energia", diz a nota da Eletrobrás. O apagão afetou os nove estados do Nordeste.

Aos poucos, a energia foi retomada também em Salvador (BA), Recife (PE), João Pessoa (PB) Maceió (AL). Em Natal (RN), a luz voltou por volta das 16h50, mas, dez minutos depois, caiu de novo. A sede da Chesf, em Recife, também ficou sem energia elétrica.

Coelce

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que o fornecimento de energia elétrica no Estado foi totalmente normalizado às 18h05. Segundo o ONS, Fortaleza foi a segunda capital a iniciar o restabelecimento de energia, por volta das 16h. Conforme as distribuidoras de energia nos estados, a luz foi restabelecida aos poucos, para que a rede não ficasse sobrecarregada e ocorresse um novo apagão nas cidades - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que foi comunicada da falha, considerada internamente como de "grandes proporções". A agência foi informada pelo ONS de que a transmissão de energia na região caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts, ou seja, 10% do nível normal. - O Ministério de Minas e Energia também apura as causas dos problemas. O procedimento de investigação desse caso de falta de energia deve seguir o mesmo modelo dos anteriores, de acordo com a Aneel. Amanhã, uma reunião do Comitê de Monitoramento de Energia Elétrica, em Brasília, vai avaliar as causas do corte de fornecimento. Há dez meses, o Nordeste sofrera outro grande blecaute, atribuído, na ocasião, a um curto-circuito numa linha de transmissão entre Tocantins e Maranhão.
 
OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Interior já registrou dez pequenas falhas

Pode ser uma avaliação preliminar, mas a gente que acompanha o sistema elétrico - que é interligado nacionalmente e recebido pela Chesf - percebe que não têm sido feita as manutenções necessárias de forma eficiente - o que nos deixa preocupados, como consumidores. Teve o apagão no ano passado, durante a madrugada, que ocorreu por falta de manutenção. Neste de agora, os prejuízos devem ter sido muito maiores, porque ocorreu no início do expediente da tarde. Como representante também do Norte-Nordeste no Conselho de Consumidores do ONS, sempre recebo informações dessa questão da manutenção. Só neste ano, já ocorreram cerca de dez apagões - com durações entre 15 minutos e uma hora - em cidades do Interior do Ceará, que não ganharam repercussão por serem menores. No restabelecimento da energia, por exemplo, Fortaleza ganha prioridade, por conta da maior demanda.
Fonte: DN.





Nenhum comentário:

Postar um comentário