NATAL EM SHOPPINGS
É O MAIS FRACO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS.
Dados divulgados pela Alshop (Associação Brasileira
de Lojistas de Shopping) neste sábado revelam que vendas de Natal nos shoppings
tiveram queda de 1% em 2015, descontada a inflação do período.
É o pior resultado dos últimos dez anos, segundo a
entidade; a pesquisa foi feita com 150 empresas de varejo associadas à
entidade. Juntas essas redes somam 7.500 lojas em todo o País.
Com
crédito mais escasso, juros mais altos, dólar ao redor R$ 4 e inflação elevada,
não tem como obter resultado positivo nas vendas de Natal, diz o presidente da
Alshop, Nabil Sahyoun.
Dados divulgados pela Alshop (Associação
Brasileira de Lojistas de Shopping) neste sábado (26) revelam que vendas de
Natal nos shoppings tiveram queda de 1% em 2015, descontada a inflação do
período. É o pior resultado dos últimos dez anos, segundo a entidade.
A
pesquisa foi feita com 150 empresas de varejo associadas à entidade. Juntas
essas redes somam 7.500 lojas em todo o País.
A queda constatada nas vendas deste ano considera os
produtos comercializados nos shoppings no mês de dezembro.
Em 2014, as vendas
desse período tiveram crescimento real de 3% em relação ao Natal do ano
anterior.
Os
lojistas esperavam gasto médio de R$ 110 por presente neste ano, mas o
consumidor ainda gastou menos. "Foi 10% a menos do que prevíamos, o que
mostra a retenção mesmo do consumo", diz Nabil.
No ano, as vendas dos shoppings registraram queda de
2,8%, também já descontada a inflação do período.
Dos oito segmentos do
comércio pesquisados, seis tiveram desempenho negativo. Somente perfumaria e
cosméticos (3,70%) e joias e relógios (3,20%) tiveram resultados positivos nas
vendas.
Os empregos temporários neste período de Natal também
tiveram o pior resultado dos últimos 15 anos.
De acordo com a Alshop, neste ano
foram abertas 96 mil vagas temporárias nos shoppings do país ante 138 mil
contratações em 2014, o que representa redução de 30,4%.
Fonte: Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário