segunda-feira, 29 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO SE DESPEDE DO BRASIL



 “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, diz o Papa em seu último dia no Brasil.

Papa Francisco se encontra com 15 mil voluntários no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, em seu último compromisso na JMJ. De lá, foi para o aeroporto do Galeão no mesmo carro sem luxo, e com o mesmo sorriso.

Dessa vez, o encontro era com integrantes do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois de um almoço fechado, Francisco foi ouvido por uma plateia de 60 bispos. Foi um discurso sobre os desafios da igreja. O Papa falou sobre a organização nas paróquias e dioceses. E afirmou: "não se ofendam, creio que estamos muito atrasados nisso."
Francisco criticou os que usam o Evangelho em defesa de ideologias. E disse que os missionários devem ir "não ao centro, mas às periferias". E descreveu aos bispos como eles devem ser: "homens que amem a pobreza. Que não tenham a psicologia de príncipes. E que não sejam ambiciosos."
Ao final dos quase 45 minutos de discurso, Francisco ganhou aplausos. E deixou sorrindo a casa que foi sua por uma semana.
Já no helicóptero, ele retribui o carinho. E se declarou só com um gesto.

Quinze mil pessoas o aguardavam no Riocentro. Francisco chegou pontualmente, às cinco e meia da tarde. Do papa móvel, distribuiu sorrisos e acenos. Era como se quisesse cumprimentar e agradecer a cada um dos voluntários - incansáveis ao longo dos seis dias de Jornada.
O Papa ouviu as palavras de dois jovens. Depois foi a vez dele de falar. E de emocionar novamente. No último discurso aos jovens, fez um pedido.

“Eu peço que vocês sejam revolucionários. Tenham a coragem de ser felizes”, pediu o Santo Padre.

Eu peço que vocês de irem contra corrente. Sim, que se rebelem contra esta cultura do provisório que no fundo crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidade, não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ir contra a corrente e ser felizes”, disse o Sumo Pontífice.

E antes de se despedir, um último recado. Um último apelo.
“Rezem por mim”, pede o Papa Francisco.
Francisco saiu em seu último passeio de papa móvel. E deixou para trás uma multidão apaixonada.

“Não é por acaso que ele é Francisco, né? Francisco de Assis teve uma missão de reconstruir a Igreja, né? E ele também está aí. Reavivando o valor da juventude”, disse uma voluntária.
O encontro com os voluntários no Riocentro, Zona Oeste do Rio, foi o último compromisso na Jornada Mundial da Juventude. De lá, ele saiu para o aeroporto do Galeão.

E foi com a mesma simplicidade que chegou ao Brasil, que o Papa voltou a Base Aérea do Galeão. No mesmo carro sem luxo. Com o mesmo sorriso.

“Parto com a alma cheia de recordações felizes. Nesse momento já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, esse povo tão grande, de grande coração, esse povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados”, declarou o Papa Francisco.

Antes de sair, o Papa voltou a pedir: “rezem por mim”.
“Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus os abençoe”, finalizou o Sumo Pontífice.
Às 7h15 da noite, Francisco subiu as escadas do avião. E deu a o último aceno. A última benção.
Fonte: G1.




Nenhum comentário:

Postar um comentário