quarta-feira, 3 de julho de 2013

IDEIAS/OPINIÃO



Ideias
Corrupção

‘É de se lamentar que o Ceará ocupe o primeiro lugar no ranking dos estados como o mais corrupto do Brasil.’

A corrupção, que não deveria existir na época contemporânea, é hoje uma epidemia, que só prejudica o desenvolvimento nacional, quando é registrada na administração publica. O que não se pode admitir é que os autores não sejam apenados, de acordo com a legislação vigente no país. É de se lamentar que o Ceará ocupe o primeiro lugar no ranking dos estados como o mais corrupto do Brasil. Segundo matéria publicada pelo o jornal Estado de São Paulo, em 6 de maio de 2013, ocorreram 813 prisões por peculato, no Ceará, sendo o maior índice do Brasil.  - Os números revelam que o Ceará é ainda exceção, haja vista que o  
Estado tem 9 vezes mais presos por corrupção do que seria o esperado, porém apenas 3,4% dos presos, no Brasil, estão cumprindo penas em presídios cearenses. Diante de estatística tão negativa é que os governos precisam assumir, com urgência, compromisso com a educação da população e com a geração de mais emprego.
 < ("SÓ DA BANDEIRA") Entretanto, como aconteceu no passado, os políticos contemporâneos são pródigos em promessas, sobretudo, no período eleitoral. Em virtude do mau exemplo de determinados ocupantes de cargos públicos, é que se faz necessário que haja mais conscientização política para que os erros do passado não tenham continuidade de forma generalizada. O Congresso, que conta com 513 deputados federais e 81 senadores, deve, inclusive, dar a sua contribuição, aprovando leis que possam, pelo menos, reduzir a pratica de tais delitos. O que não pode haver é omissão dos poderes Executivo e Legislativo, uma vez que o Judiciário cumpre a sua missão, quando é provocado.
Ivan Mendes
Jornalista e advogado.
Fonte: DN.






Nenhum comentário:

Postar um comentário