terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A PRISÃO DE EIKE









EIKE EMBARCA EM NY DE VOLTA AO RIO; 'HORA DE AJUDAR A PASSAR AS COISAS A LIMPO', DIZ.

Empresário é considerado foragido após ter prisão decretada pela Justiça brasileira. Advogados negociaram retorno.

O empresário Eike Batista, considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio neste domingo (29), onde deve ser detido assim que chegar.

Antes do embarque, ele disse que 'está à disposição da Justiça'.
Ele chegou sozinho ao aeroporto JFK, nos EUA, por volta de 21h50 (horário de Brasília), fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte. Às 22h15, já aguardava o vôo dentro da sala de embarque e pouco depois da meia-noite foi rumo a aeronave.

Dentro da área de embarque, o empresário deu uma breve entrevista.

Questionado se tem algo a dizer aos brasileiros, ele declarou que está à disposição da Justiça:

"Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever". "Está na hora de eu mostrar, ajudar a passar as coisas a limpo", disse.

"Estou voltando, porque sinceramente vou mostrar como é que são as coisas, simples assim", reforçou Eike. 

Questionado sobre se mostraria algo que ainda não se sabe, ele evitou o assunto.

"Como eu estou nessa fase, me entregando à Justiça, melhor não falar nada. Depois a Justiça e o que for permitido falar, vai acontecer depois, agora não dá", afimou.

O empresário negou que tenha cogitado fugir para a Alemanha (por conta de também ter cidadania alemã, o que evitaria uma deportação ao Brasil) e disse que viajou a Nova York a trabalho.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do "O Globo", Eike será levado para um presídio comum por não ter ensino superior.
Segundo a reportagem, os advogados do empresário tentaram negociar a ida dele para um presídio especial mas não tiveram êxito.

Eike Batista é acusado, pelo Ministério Público Federal, de corrupção ativa. Segundo os procuradores , em 2011, o empresário pagou R$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a 52 milhões de reais.

Na sexta-feira (27), o Jornal Nacional mostrou imagens da saída de Eike do país. Nelas, aparece de calça jeans e paletó preto chegando para embarcar no aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

Como Eike tem passaporte alemão e o país europeu não tem acordo de extradição com o Brasil, havia a preocupação de que o empresário fugisse da Justiça brasileira.

'Boa vontade'

Os investigadores afirmam que o pagamento feito a Cabral por Eike se deu pela "boa vontade" do então governador do Rio com os negócios do empresário.

Mas ainda não sabem, ao certo, que vantagens o empresário recebeu em troca dos milhões.
Fonte: G1 – RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário