sábado, 30 de agosto de 2014

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - SÁBADO, 30 DE AGOSTO DE 2014

 COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.

CONVENCIONADOS DA SECA.

Nobres:
A extensa estiagem que assola o nordeste considerada a maior de todos os tempos nos mostra que o cenário é o mesmo das décadas anteriores. O governo aproveita da situação para dinamizar suas projeções e consequentemente usam da temática de "palanques eleitorais". Reuniões e viagens pelo nordeste, com o intuito - “de vê” - a situação calamitosa da região e se aproveitar da campanha eleitoral “um prato predileto” em função do desequilíbrio social e cultural, consequência desse estágio permanente ensejando a comunidade nordestina ser subserviente aliados do governo seja em qualquer época. 
O povo pertence à leitura tradicional de ser sempre governo e os políticos permanentes no poder que desembaraçam a metodologia dos interesses de organizações protetoras e partilham em desfavor do estado de miséria ocasionado pelas constantes secas na região. Em proveito disso, o governo anunciou vários pacotes, que eles ironizam: cognominando de “pacote da bondade” cujo esteio se coloca uma “inovada” ação política de infraestrutura para região, mormente objetivando combater os efeitos da seca: 
com a transposição de rios e açudes, uma retórica preanunciada anteriormente e que por décadas, volta a fazer parte do contexto que anteriormente jamais “saíram do papel”. Existem atos paliativos e direcionais em se fazer poços profundos, cisternas, entre outros velhos retoques no quadro desolador não encontrando alternativas para solucionar uma questão secular. Parece que a solução se restringe a ação dos Decretos e, a situação de "emergência" que na verdade o maior beneficiado; as classes econômicas de maior poder aquisitivo. Um fator desconcertante que rotineiramente  acontece: São as prefeituras nordestinas o maior vilão no sentido de exercitar a dispensa de licitações, vilão permanente para se locupletarem; vertentes em consideração “estapafúrdia” elo consistente “parente do mensalão” e com poderes cedidos por entes governamentais. Se “descreve” o estado desolador vivenciado pela sociedade, no aguardo da possível expectativa de um “colapso” no abastecimento d'agua em função das reservas precárias das fontes d’água que, estão se submergindo. Municípios do nordeste permanentemente sofríveis em função da quase ausência de chuvas em sucessivos anos. O que é de fácil concluir qual o problema não é climático: - é de governo. “O mapa” foi previsto por várias instituições meteorológicas.
Antônio Scarcela Jorge.


Nenhum comentário:

Postar um comentário