terça-feira, 26 de novembro de 2013

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - 26 DE NOVEMBRO DE 2013

 COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.

COSTUMES ESCUSOS.

Nobres:
No momento em que se realizam inúmeras operações e investigações do Ministério Público, significa não apenas o aumento necessário e saudável da eficiência desse órgão, como também um problema muito comum entre gestores públicos: - a ausência de políticas adequadas de gestão de risco embaraçoso. “Originar” a capacidade das instituições cumprirem e fazerem cumprir as leis e as normas na esfera pública. Em ambientes extremamente regulados, como a gestão pública, principalmente em áreas que carecem os segmentos da sociedade impõe-se não apenas um trabalho permanente para estabelecer uma cultura de ética e como também políticas e estruturas permanentes e independentes com a capacidade de detectar riscos e atos que violem ou possam violar padrões éticos e normas legais (como lavagem de dinheiro e corrupção). É justamente a ausência de políticas e estruturas adequadas o que acaba por provocar, posteriormente, investigações e processos criminais. É a fragilidade de controle interno da gestão pública. Como detectar, previamente, a existência de atos que estão se afastando da normalidade, descumprindo padrões de conduta e comportamento, muitas vezes, não possuem políticas de ética essencialmente harmonizada. Continuando neste modo, tudo acabará na esfera criminal, com processos intensos e vagarosos, enquanto a reputação desaparece em passo acelerado.

NOVA RUSSAS DOS SÁBIOS E ‘SABIDOS’.

Como costuma da nossa terra o município sempre sobressai sobres várias vertentes que na verdade se proclamaram principalmente, aqueles que se projetaram no cenário nacional com meritórios de afirmação pela capacidade e honestidade a postos e função que conquistaram. Por exemplo: projetou novarussenses na área do judiciário; entre Juízes de diversos graus no âmbito do Estado e da Federação. No Ministério Público: Procuradores de Justiça; nas esferas federal, regional e estadual; afora, políticos natos da terra que se fazem representar outras unidades da federação. - Personalidades nos que tiveram que conquistar com muita luta e abnegação -. Neste contexto ESTÃO OS SÁBIOS DA TERRA. – Porém, o futuro legado que em “tese” se presume, são os habitados aqui: os natos e os de fora! – “Ficam certos não há bairrismo” ou terra doce que nos acolhe! - “Partes que ‘sedimentam’ o seu tronco em várias atividades especialmente na política de nossa terra – em sua maioria se tornaram profissionais da política local e sem ocupação no campo do trabalho”. – vivem de “xeretar” e tentar ocupar seus devidos espaços em busca da sobrevivência em excelência mor. Ainda se inclui outros segmentos da sociedade que estão presente nesta terra, muitos por padrão, se segue pelo interesse comum, pela vivacidade, a falsa amizade e o comprometimento moral. – É uma tristeza – vocês novarrussenses que estão radicados em outras comunidades do país, que sempre batem a saudade da nossa terrinha e, que ainda curtem uma saudade!– AQUI POVOA OS SABIDOS!é apenas exceção, porém é predominância nas atividades pertinentes. Contanto que façam uma avaliação incisiva no estado que se encontra o nosso município.

 - "SÁBIO POSSO ATÉ SER: – SABIDO TENHO CERTEZA QUE JAMAIS SEREI POR CONVICÇÃO! – CONSIDERO SABIDO, É AQUELE QUE ANDA TOMANDO AS COISAS DOS OUTROS” 

– “Dito por certo Professor... - (não tenho permissão para nominá-lo – se ele autorizar eu digo) fato que originou interação em sala de aula em nossa cidade”. 
Antônio Scarcela Jorge.



Nenhum comentário:

Postar um comentário