quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - 30 DE OUTUBRO DE 2014

COMENTÁRIO
SCARCELA JORGE.

COMPORTAMENTO NATURAL DOS POLÍTICOS E A INTERAÇÃO PASSIVA DE ALGUNS SEGMENTOS DA IMPRENSA.

Nobres:
Seguimos por duas linhas de conduta para instar a nossa apreciação contextual. Tornou-se correspondente no mundo em que os políticos especialmente aqueles aliados à corrupção tentam por todos os meios “obstinar” o exercício pleno do jornalismo, quando detectam a contrariedade de seus interesses. Dentro do contexto ocorrido recentemente, mas justamente, no calor das campanhas eleitorais, veículos de comunicação e jornalistas costumam ser alvos preferenciais de candidatos, partidos, militantes e simpatizantes de todas as correntes ideológicas. Obviamente, há bom e mau jornalismo – e como têm lá e aqui! – obviamente há profissionais corretos e antiéticos em quaisquer atividades. Por outro lado, cognominamos de imprensa literalmente amadora, alcançada pelos políticos empresários de estação de rádio e de jornais são forçados a exercer naturalmente “as faces da moeda”, aqueles que sobrevivem e obviamente bajulam em função das migalhas (esmolas – bem parecido com a bolsa voto) consignadas por políticos de mau caráter acostumados com essa moeda de “compra”. - O fato de haver críticas mostra que a imprensa não está acima do bem e do mal. Mas os erros ou desvios jornalísticos acabam por suscitar em alguns segmentos a defesa da proposta de controle governamental da mídia. O curioso é que as eleições são períodos em que, por outro lado, pode-se vislumbrar como nenhum outro o que seria um mundo sem jornalismo: o império da propaganda, um permanente horário eleitoral gratuito. Os programas eleitorais dos candidatos no rádio e na televisão são exemplos perfeitos de ambiente em que os políticos falam o que querem sem ser questionados, a não ser pelos seus adversários. Em geral, sobra muito marketing e falta conteúdo. O que é mostrado pelos governantes que tentam se reeleger é algo distante da realidade: o que está bom é exagerado e o que vai mal, omitido. Do lado oponente, a equação se inverte. E, por mais que haja elementos jornalísticos na forma como tudo é apresentado ao eleitor, numa estratégia para passar mais credibilidade, aquilo não é jornalismo. É pura propaganda. Outro exemplo extraído das campanhas eleitorais que mostra o risco da ausência da imprensa: os debates entre candidatos. No segundo turno da eleição presidencial, nenhum embate ao vivo entre Dilma Rousseff e Aécio Neves teve a presença de jornalistas para fazer questionamentos aos concorrentes e corrigi-los a respeito de declarações que não condizem com a realidade. De outro modo os debates na campanha da sucessão governamental do nosso Estado, foram ausentes de propostas, quando muito compartilhadas por segmentos que  não deram importância para os fatos, onde o Ceará é mesmo assim, obviamente não se pode esperar por muita coisa.

Antônio Scarcela Jorge.

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