terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COLUNISTA DN

 OPINIAO – DIARIO DO NORDESTE.

COLUNA
Idéias
25.02.2014.


Incentivo ao vício

A propaganda de cervejas, veiculada pela mídia televisiva, serve aos interesses destrutivos, pois o alcoolismo é hoje, ao lado do consumo das drogas, um dos mais graves problemas a afligir a família. E os protagonistas das publicidades requintadas, mediante o concurso de belas mulheres seminuas, são artistas de projeção, e até políticos com mandato. Pouco lhes importa os malefícios difundidos, as consequências na formação dos jovens, pois os altos cachês inibem o senso de responsabilidade. E depois das fanfarras e da beleza plástica realçada pelos padrões da moderna técnica publicitária, ouve-se aquela advertência cínica e despropositada "beba com moderação".
Houve tempo da propaganda de cigarros com belos quadros de caubóis, ou em carros suntuosos, a qual foi banida depois de exaustiva campanha sobre os efeitos devastadores do cigarro. Hoje é proibido fumar em lugares públicos e cessou a apologia do consumo. Restou a propaganda da cerveja, apresentada como inofensiva e motivadora de sadias alegrias. Os fatos desmentem a assertiva, pois o consumo pelos jovens não conhece freios, basta percorrer as praças de alimentação dos shoppings, onde "torres" de cerveja enfeitam tristemente as mesas. Se as fábricas lucram, se as empresas publicitárias engordam suas contas, se os cachês são fabulosos, o País só perde, pois verá aumentar o número das vítimas do alcoolismo, os gastos com saúde e previdência, as faltas ao trabalho e a elevação dos índices de morte, tendo como causa o consumo de cerveja. E a morte, galhofeira, repetirá num riso sarcástico, o refrão: beba com moderação.









Eduardo Fontes
Jornalista e administrador.


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