terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

BANCADA FEDERAL DO CEARÁ "PRESSIONA"

 SECA NO CEARÁ

Perfuração de poços

Deputados prometem pressionar Ministério.

Bancada federal do CE vai cobrar ao Ministério da Integração as 25 máquinas perfuratrizes solicitadas pelo Dnocs.

Após o Diário do Nordeste publicar, na edição de ontem, notícia sobre a carência de máquinas perfuratrizes no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), deputados federais do Ceará que fazem parte do grupo de trabalho pela reestruturação do órgão dizem estar cobrando do Ministério da Integração Nacional o repasse dos equipamentos. Entretanto, o coordenador da bancada cearense no Congresso, deputado Antonio Balhmann (PROS), afirma que nem sabia da demanda.

O deputado Ariosto Holanda (PROS) informa que durante a reunião que ocorreu no ano passado com a participação do ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o Dnocs sentiu-se preterido na distribuição de máquinas, que foram direcionadas aos governos estaduais. "O ministro garantiu que as máquinas iam chegar. Com a saída do Fernando Bezerra (ex-ministro), houve descontinuidade", justifica.

Ainda de acordo com Ariosto Holanda, no próximo dia 24, o Governo Federal vai publicar um decreto para incrementar o orçamento dos ministérios. No entanto, ele declara que ainda não sabe se, nesse montante, estão previstos recursos para a aquisição das máquinas. "Espero que o financeiro do Ministério da Integração Nacional contemple esses equipamentos. Eu acho que seria prioridade número um", opina.

Viabilidade

O parlamentar alega que os esforços da bancada federal nordestina têm sido dispensados à reestruturação do órgão, que já deveria ter sido votada no Congresso Nacional desde o ano passado. Ele acrescenta que os deputados cearenses ainda não conversaram com o novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para saber da viabilidade de repasse dos recursos para compra de perfuratrizes.

Por sua vez, o coordenador da bancada federal do Ceará no Congresso, deputado Antônio Balhmann, responde que nem sequer sabia do pedido das máquinas perfuratrizes, solicitadas no início de 2013. "Eu acho que ninguém sabia". E complementa: "Certamente se a demanda fosse repassada, a bancada poderia ajudar a pressionar".

Questionado sobre o que fará daqui por diante, após a informação sobre a carência das máquinas para perfurar poços no Interior, Balhmann garante que vai pressionar o Governo Federal a encaminhar esses equipamentos. "Vamos mobilizar o povo a ajudar o diretor (do Dnocs) a conseguir essas máquinas. Certamente vamos conversar com o ministro sobre o tema. É uma máquina muito complexa, mas com certeza é prioridade".
Balhmann diz que é contra o modelo de reestruturação do Dnocs que está sendo proposto, com descentralização administrativa do órgão. "A opção deveria enriquecer o papel que ele teve historicamente, mobilizar as áreas irrigadas, fortalecer a entidade e, ao mesmo tempo, dar condições para ele exercer papel no Nordeste", defende.

Já o deputado Eudes Xavier (PT), que tem acompanhado o grupo de trabalho sobre a instituição na Câmara Federal, diz estar ciente da demanda por máquinas perfuratrizes. Afirma que participou da reunião na qual o Dnocs solicitou equipamentos ao Ministério da Integração Nacional. "Na época, o ministro falou que as máquinas seriam só para os governos estaduais. Por mérito, o Dnocs deveria ter essas máquinas", aponta.

Eudes Xavier acrescenta que, após esse episódio, ainda chegou a se reunir com o Ministério do Planejamento, juntamente com outros parlamentares, para fazer nova cobrança. "No dia 18 de dezembro, fizemos reunião com a ministra do Planejamento (Miriam Belchior) para pedir que o mesmo tipo de máquina do PAC 2 também fosse doado para o kit do Dnocs. Não tivemos resposta ainda", relata.

Nesta semana, haverá reunião do grupo de trabalho do Dnocs na Câmara Federal. Está prevista a participação do presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB), além dos deputados Afonso Florence (PT-BA) e Fernando Ferro (PT-PE). Do Ceará, participam com frequência dos encontros Eudes Xavier, Ariosto Holanda e Gorete Pereira.

Fonte: DN.








Nenhum comentário:

Postar um comentário