OI e Vivo abaixo da média no CE, segundo Anatel.
Operadoras estiveram abaixo das metas estipuladas pela agência entre dezembro
de 2012 e janeiro de 2013
Fortaleza/Brasília. A OI continuou em falta com os consumidores cearenses no fim do ano
passado e no começo deste, ficando, mais uma vez, com os indicadores de
desempenho de voz e dados abaixo da média exigida pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), de acordo com a segunda avaliação trimestral do
plano de melhoria do serviço móvel, divulgada ontem. A Vivo também foi
reprovada na 2ª edição da pesquisa, com o serviço de dados abaixo da meta para
uma das cidades cearenses incluídas na pesquisa. Só Fortaleza e Caucaia fizeram
parte do levantamento por serem as únicas do Estado acima de 300 mil
habitantes. A média da velocidade aferida por mês, segundo o estabelecido pela
agência, deve ser 60% da prometida e, além disso, em 95% das medições
individuais a velocidade "instantânea" entregue deve ser de pelo
menos 20% da contratada. Como parâmetro para a publicação divulgada ontem, a
Anatel estabelece uma média mínima de 95% da entrega do pacote de voz contratado.
De queda, apenas 2%. Já para dados o limite mínimo de entrega sobe para 98%,
enquanto a média para a queda permanece em 2%.
Falhas no Ceará.
Falhas no Ceará.
Foram nestes quesitos que a OI
deixou a desejar em Fortaleza e em Caucaia. Ela entregou, em Fortaleza, 92,3%
do prometido para voz em janeiro deste ano (enquanto o limite era 95%) e 89,2%
para os dados. Em dezembro, as médias entregues foram de 93,2% e 89,2%,
respectivamente. Em Novembro chegou a 92,6% e 90,4%. Já em Caucaia, os índices
foram piores, segundo a Anatel. Em janeiro, a entrega de voz foi de 80,53% e
dados 77,4%. Nos dois meses anteriores chegou a 80,5% (voz) e 76,1% (dados); e
85,3% (voz) e 82,1% (dados).
Dos dois municípios cearenses, a Vivo ficou abaixo do esperado em Caucaia em dois, dos três meses investigados pela Anatel no que diz respeito ao serviço de dados. Em janeiro, a média entregue foi de 97,8% (dos 98% mínimos exigidos pela agência) e, em dezembro, foi de 97,9%. Nenhuma das duas operadoras atingiu o limite de quedas
Dos dois municípios cearenses, a Vivo ficou abaixo do esperado em Caucaia em dois, dos três meses investigados pela Anatel no que diz respeito ao serviço de dados. Em janeiro, a média entregue foi de 97,8% (dos 98% mínimos exigidos pela agência) e, em dezembro, foi de 97,9%. Nenhuma das duas operadoras atingiu o limite de quedas
Respostas
Contactadas pela reportagem, OI e Vivo destacaram seus investimentos na infraestrutura das redes e ressaltaram a importância da pesquisa da Anatel.
Contactadas pela reportagem, OI e Vivo destacaram seus investimentos na infraestrutura das redes e ressaltaram a importância da pesquisa da Anatel.
Balanço
nacional
Apesar de ter conseguido reduzir
o número de queixas de usuários, a empresa de telefonia celular TIM continua no
topo da lista de empresas com mais reclamações registradas na Anatel. Ao longo
dos três meses pesquisados, a TIM conseguiu reduzir o número de queixas
registradas por mês de 3.500 para 3.000, mas, mesmo com a melhora, a operadora
segue na primeira posição da lista, com o maior número de usuários
insatisfeitos. A Claro ficou em segundo lugar, mesmo também tendo reduzido o
número de reclamações no período, que passaram de quase 2.000 para pouco mais
de 1.500. A OI, que em novembro era a empresa com menor número de reclamações,
perdeu a posição para a Vivo em janeiro. Mesmo com uma diferença apertada, a OI
manteve o número de queixas estável, enquanto a Vivo, que tinha quase 1.500
reclamações em novembro, reduziu essa quantidade para cerca de 1.200. Empresa
com menor número de reclamações de usuários, a Vivo é a maior operadora de
telefonia móvel do país, com 75.987.544 milhões de linhas ativas em março,
último dado disponibilizado pela Anatel, e 28,78% de participação do mercado. Procuradas,
nenhuma das operadoras se manifestaram sobre o ranking da Anatel.
Internet
De acordo com a agência reguladora, o novo relatório aponta que o acesso à internet e ao pacote de dados continua sendo o maior alvo de reclamações das empresas. Na média, as operadoras estão três pontos percentuais abaixo da meta mínima de qualidade estabelecida pela reguladora. Para completamento das chamadas, queda das ligações ou falhas do sinal ao longo da conversa, as operadoras fecharam o trimestre muito perto das metas estabelecidas, com diferença de cerca de um ponto percentual.
De acordo com a agência reguladora, o novo relatório aponta que o acesso à internet e ao pacote de dados continua sendo o maior alvo de reclamações das empresas. Na média, as operadoras estão três pontos percentuais abaixo da meta mínima de qualidade estabelecida pela reguladora. Para completamento das chamadas, queda das ligações ou falhas do sinal ao longo da conversa, as operadoras fecharam o trimestre muito perto das metas estabelecidas, com diferença de cerca de um ponto percentual.
Qualidade
abaixo da meta
O desempenho de qualidade dos
serviços nesse período continuou abaixo das metas estipuladas pela Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel). "O relatório aponta que o acesso à
rede de dados continua sendo o maior desafio das empresas, pois estão 3% abaixo
da meta estabelecida pela Agência", informou o órgão regulador por meio de
nota. Outros parâmetros, como a queda de chamadas, a queda de conexões e o
acesso à rede de voz ficaram próximas às metas da Anatel. "Em alguns
municípios, porém, esses indicadores requerem mais atenção porque apresentaram
desvios em relação à meta", completou a nota. A próxima avaliação conterá
os dados de fiscalização relativos aos meses de janeiro a abril de 2013. Multa para quem não atingir metas
Brasília. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse ontem que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas por não terem atingido as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. "Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações", disse. Uma avaliação divulgada ontem pela Anatel mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%."Está abaixo da meta, mas não dá para dizer que o serviço está em declínio, tem uma estabilidade nos últimos meses", disse Rezende. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SINDITELEBRASIL) informou que as empresas estão empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços e apresentaram desempenho melhor que a meta definida para indicadores de acesso à rede de voz, de qualidade da ligação de telefônica e de estabilidade da conexão à internet. A entidade também informou que a Anatel registrou diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call Center da agência. "O SINDITELEBRASIL alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais e retirar os entraves à instalação de antenas prevista em diversas leis municipais”, diz a nota da entidade.
Brasília. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse ontem que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas por não terem atingido as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. "Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações", disse. Uma avaliação divulgada ontem pela Anatel mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%."Está abaixo da meta, mas não dá para dizer que o serviço está em declínio, tem uma estabilidade nos últimos meses", disse Rezende. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SINDITELEBRASIL) informou que as empresas estão empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços e apresentaram desempenho melhor que a meta definida para indicadores de acesso à rede de voz, de qualidade da ligação de telefônica e de estabilidade da conexão à internet. A entidade também informou que a Anatel registrou diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call Center da agência. "O SINDITELEBRASIL alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais e retirar os entraves à instalação de antenas prevista em diversas leis municipais”, diz a nota da entidade.
Três
estados sem problemas de rede
Brasília. As empresas de banda larga fixa nos Estados de São Paulo, Rio de
Janeiro e Minas Gerais estão cumprindo as novas metas de entrega da velocidade
de conexão contratada pelos usuários, revelaram os primeiros dados detalhados
da medição de qualidade do serviço divulgados pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel). Utilizando equipamentos que fazem medições a cada
hora na velocidade de dados das conexões de usuários voluntários, o órgão
regulador verificou que todas as empresas se adequaram às metas. No Estado de
São Paulo, a Net obteve o melhor desempenho em abril, entregando em média
99,98% da velocidade contratada pelos usuários. Já a Telefônica Vivo entregou
uma média de 89,82% da velocidade prometida, enquanto a GVT alcançou uma média
de 89,60%. No Estado do Rio de Janeiro, a Net entregou na média uma velocidade
superior à contratada pelos clientes, chegando a 101,20%. Já o serviço da GVT
registrou uma média de 89,33% da velocidade contratada, enquanto a Oi entregou
em média 77,29% do prometido. Em Minas Gerais, a Net também superou os valores
de contrato e entregou em média 102,68% da velocidade contratada pelos
usuários. Na sequência, a GVT entregou 98,56% do previsto nos contratos com
clientes; a CTBC, 91,94%; e a Oi, 85,09%.
Fonte: Agência Brasil.
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