sexta-feira, 17 de maio de 2013

DO BLOG DO PROFESSOR TIM

FOTO: 
PLENÁRIO DA CAMÂRA MUNICIPAL DE NOVA-RUSSAS


Coluna do Professor Tim
Sobre o rato invasor no plenário da Câmara de Nova Russas
- Tim-Tim por Tintim.

Seria membro dos ratos de Hamelin o rato invasor do plenário na última sessão da Câmara?

Claro que não, objetivamente respondendo à pergunta acima. Os ratos de Hamelin são dos esgotos gelados da Alemanha. Ratos frientos e apáticos, encantado por um flautista fabulista principal personagem, ao lado dos referidos ratos, do conto surrealista dos irmãos Grimm.
O rato ou ratazana que invadiu o plenário da Câmara na última sessão [12 de maio], era ágil e esperto, despertado pelo calor dos debates quentes do plenário da Câmara. Barulhento e inquieto. Escapou ileso da invasão ao plenário legislativo.
O rato invasor foi o principal destaque da referida sessão. Não foram os requerimentos e indicações dos vereadores. Não foi o projeto de Lei do prefeito Gonçalo, que pedia um adicional de R$ 545.000 ao orçamento aprovado. Ou o veto do mesmo prefeito a uma determinado artigo do Refis.
O rato invasor foi um sucesso no plenário da Câmara, não apenas pelo alvoroço que causou nos vereadores. Mais especialmente nas 7 vereadoras, que a formam a maior bancada feminina do Ceará. Mas aqui não se quer dar um aspecto pejorativo ao rato invasor.
Sentido pejorativo simbolizado nos que lutam contra o desvio do dinheiro público. Nada disso. Ninguém sabe o motivo da invasão do rato ao plenário. Nada de comparar ratos a parlamentares, seja biologicamente ou noutro sentido. 
Mas independente da invasão ou não do rato em plenário, o povo de Nova-Russas exige ética e transparência na Câmara dos Vereadores. Exatamente nos gastos e custos de manutenção daquela Casa de Leis.
Saber, por exemplo: os valores dos contratos existentes, as portarias, os assessores parlamentares, o valor da despesa global da referida Câmara. Quanto recebe e quanto gasta a Câmara? Quanto sobra por ano e quanto é devolvido ao Poder Executivo?
Questionamentos e perguntas que não querem calar. Povo de Nova-Russas existe tais respostas dos parlamentares e da própria presidente da Casa, Emília Diogo. Tudo para que a Câmara de Nova-Russas possa ser um exemplo de transparência e de ética na coisa pública.
Mas voltando ao rato invasor, e afirmando novamente que não é um dos ratos de Hamelin, há uma certeza. Não se precisa de um flautista para encantá-lo. Expulsá-lo.
Ele sai por conta própria. Totalmente livre e desimpedido.

(comentário e texto redacional do Professor Tim)

Fonte: do Blog do Professor Tim


Nenhum comentário:

Postar um comentário