terça-feira, 10 de maio de 2016

SENADO PROCEDE PELO IMPEACHMENT.


REPERCUSSÃO SOBRE A DECISÃO DE RENAN DE SEGUIR COM IMPEACHMENT.


Presidente do Senado diz que dará continuidade a processo contra Dilma.
Decisão vai contra ato do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão.


Políticos e especialistas repercutem a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de dar continuidade à tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff à revelia da decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de tentar anular a sessão que aprovou a admissibilidade do impeachment.

“Quando o Senado recebeu o processo disse que a tramitação não seria tão célere de modo que parecesse apressada nem tão demorada de modo que parecesse procrastinação. 

Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo”, declarou Renan no plenário do Senado.

“Nenhuma decisão monocrática pode se sobrepuser à decisão colegiada, tanto mais quando essa decisão foi tomada pelo mais relevante colegiado da Casa. 

Por todo o exposto, deixo de conhecer o ofício da Câmara dos Deputados e determino sua juntada aos autos da denúncia com esta decisão”, completou o presidente do Senado.

Veja a repercussão sobre o caso:

Rogério Rosso (PSD/DF), deputado e presidente da comissão especial do impeachment na Câmara.

"Conforme nossa avaliação, o senador Renan manteve a votação do impeachment para essa próxima quarta feira. Constituição Federal respeitada!"

Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara;
"A decisão do presidente Renan Calheiros foi uma decisão absolutamente correta, responsável e conseqüente. Tomada essa decisão, cabe aos partidos políticos representar junto ao Conselho de Ética pedindo a cassação do Waldir Maranhão por abuso de poder. Esta decisão do presidente Renan dá mais suporte ao que já estava claro perante aos que acompanham o processo de afastamento da presidente, que é a sua constitucionalidade".

Mendonça Filho (DEM-PE), deputado.
"A decisão do presidente Renan Calheiros foi uma decisão correta, até porque isso é matéria já vencida aqui na Câmara. Não caberia a ele levar em conta uma decisão absurda e imoral, além de desrespeitosa, por parte do presidente interino, Waldir Maranhão. Portanto, foi uma decisão correta".

Marta Suplicy (PMDB-SP), senadora.
"Parabéns ao Senado, rápida resposta. Ato de Maranhão é inexistente, pois a matéria é considerada preclusa. O Impeachment será votado na quarta, reação do Senado Federal mostra maturidade, conhecimento e respeito pela democracia.

Agripino Maia (RN), senador e presidente do DEM.
"O presidente Renan Calheiros aplicou a lógica. Se o presidente Renan acolhesse o pedido do presidente interino Waldir Maranhão, o conceito de fato jurídico acabado faleceria e o Senado ficaria desmoralizado. Devolver à Câmara uma matéria já vencida e sem a mínima razão não teria nenhuma lógica".

Ronaldo Caiado (GO), líder dos Democratas no Senado.
"Decisão do presidente Renan Calheiros em ignorar o ato e seguir com o andamento do impeachment foi correta. Quarta-feira, vamos à votação", que a ação de Waldir Maranhão chegou pronta e veio de cima e foi tentada "à revelia da Mesa Diretora e da própria assessoria jurídica da Câmara". "Com todo o respeito, mas se for perguntar ao Maranhão os argumentos utilizados na peça, ele não vai saber responder. Matéria já veio pronta", escreveu ainda o senador na rede social.
Fonte: G1 - DF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário