terça-feira, 24 de maio de 2016

MPF-CE - CHAMA RESPONSABILIDADE E NEGLIGÊNCIA DO GOVERNADOR - ATÉ PARECE SER O CEARÁ UMA UNIDADE DA FEDERAÇÃO INDEPENDENTE

 MP VAI FAZER INVESTIGAÇÃO AUTÔNOMA E INDEPENDENTE SOBRE REBELIÕES NO CE.

Plácido Rios diz que os prejuízos materiais ainda não foram computados.
Plano de Estabilização do sistema prisional está sendo elaborado, diz.



O procurador-geral de justiça, Plácido Rios, determinou nesta segunda-feira (23) que o Ministério Público Estadual realize uma investigação independente e autônoma sobre os fatos e ações que levaram ao caos que se instalou no sistema penitenciário do estado, com rebeliões, mortes e fugas de presos. O número de mortos pode chegar a 26, segundo o juiz corregedor dos presídios do Ceará, Cesar Belmino.

“Fomos surpreendidos com a informação pertinente a uma rebelião muito grave. O sistema estava todo comprometido, no que os presos chamam de 'salve geral'. Existem indícios de que o Estado, através de seus agentes, tenha dado causa a todas essas rebeliões”, afirma o procurador.

O procurador se refere à proibição das visitas determinada pela Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), nas unidades na Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Caucaia, e nas CPPLs II, III e IV, em Itaitinga, após a greve dos agentes penitenciários.

“A visita é de extrema importância para os presos, eles aguardam ansiosos durante a semana pela visita. Tivemos um dos piores fins de semana do nosso Estado e ainda não sabemos as dimensões, ainda estamos apurando quantas morte houve."

Nesta segunda-feira, a Sejus confirmou a morte de 14 presos nas unidades prisionais. “Esse foi um dos piores fins de semana do sistema prisional. Ainda estamos contabilizando as mortes. Foi de gravidade tão extensa e complexa que ainda não sabemos como isso vai acabar”, ressalta.

Segundo Plácido Rios, as equipes do Departamento de Engenharia e Arquitetura (Dae) do Governo do Estado ainda não conseguiram entrar nas unidades para verificar os danos causados ao patrimônio público e os presos seguem soltos nos corredores das unidades.

“O dano ao patrimônio público ainda não se sabe quanto, mas é de um montante muito grandioso, mas que não chega perto do prejuízo que teve, que foram vidas humanas ceifadas dentro do sistema penitenciário.”

Plano de estabilização.

Plácido Rios disse que esteve reunido com o governador do Ceará, Camilo Santana, e com o Secretário da Justiça, Hélio Leitão, para tratar de um plano de estabilização do sistema penitenciário. A primeira medida a ser adotada será a avaliação "criteriosa, porém ágil", dos pedidos de liberdade provisória que estão aguardando análise da Justiça.

“Nós precisamos de uma resposta ágil, haja vista que mais de 70% das pessoas que estão hoje no sistema penitenciário são presos provisórios e que merecem uma definição da sua situação: se são culpados ou inocentes, se devem ser condenados ou absolvidos. E o Sistema de Justiça irá atuar nesse sentido, para agilizar a análise desses processos”, pontuou Plácido Rios.

De acordo com o procurador, é dever do Estado promover a segurança dos presos que estão sob sua responsabilidade, por isso é necessário que se investigue a ação dos agentes públicos  nas unidades penitenciárias. “Precisamos analisar as condutas de quem esteve à frente das ações e se o agente tiver transbordado as suas funções deverá ser punido”.

Mortos.

A Sejus confirmou a morte de 14 presos durante os episódios de rebeliões ocorridos em presídios da Região Metropolitana de Fortaleza, entre o sábado (21) e o domingo (22). Conforme o órgão, os assassinatos ocorreram em decorrência de conflitos entre os detentos.

Dentre os mortos estão Luan Brito da Silva, 21 anos, que respondia por latrocínio; Paulo César de Oliveira, 46 anos, respondia por tráfico; Francisco Clenildo Felipe Costa, 40 anos, respondia por furto; Daniel Henrique Maciel dos Santos, 26 anos, respondia por homicídio e roubo; Diego Martins da Silva, 31 anos, respondia por roubo; Roberto Bruno Agostinho da Silva, 23 anos, respondia por homicídio; Rian Pereira Paz, 33 anos, respondia por tráfico de drogas; e Daniel de Sousa Oliveira, 22 anos, respondia por homicídio e roubo.

Outros seis internos ainda não foram identificados. Os corpos foram recolhidos pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para a realização de exames de DNA que deverão comprovar a identificação das vítimas. Dentre os mortos estão pelo menos cinco homens que foram encontrados carbonizados.

Na Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, em Itaitinga, foi registrada as mortes de Roberto Bruno Agostinho da Silva, Rian Pereira Paz e Daniel de Sousa Oliveira. Os locais onde as demais corpos foram encontrados não foram divulgados.

Na manhã desta segunda-feira (23), um túnel foi encontrado na Unidade Prisional CPPL I, em Itaitinga, e o Batalhão de Choque confirmou a fuga de detentos durante a madrugada. Nesta manhã, é feito um levantamento para contar quantos detentos fugiram. A Sejus, porém, não confirmou a fuga. A pasta comunicou que não foi registrado nenhum novo conflito entre os presos nesta segunda-feira.

Greve e rebeliões.

As rebeliões registradas nos presídios cearenses durante o fim de semana ocorreram durante e após a greve dos agentes penitenciários. A motivação dos conflitos foi a suspensão das visitas nas unidades prisionais. De acordo com a Polícia Militar, os detentos quebraram cadeiras, grades, armários e queimaram colchões em diversos presídios.

A greve dos agentes penitenciários foi encerrada ainda no sábado. A categoria aceitou a proposta de reajuste na Gratificação por Atividades e Riscos (Gaer), que era de 60%, para 100%. O reajuste será pago de forma escalonada: 10% em fevereiro de 2017, 10% em janeiro de 2018 e 20% em novembro de 2018.

O titular da Sejus, Hélio Leitão, criticou a decisão de greve dos agentes, defendendo que o estado não se negou a negociar com os profissionais. "O processo de negociação com a categoria dos agentes estava em franco curso. Decretaram o estado de greve mesmo assim, formulamos outra proposta, que veio a ser rejeitada pela categoria", declarou.
Fonte: G1 – CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário