sábado, 11 de fevereiro de 2017

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - SÁBADO, 11 DE FEVEREIRO DE 2017

SCARCELA JORGE








COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge.

ILUSÃO DESVAIRADA.

Nobres:
Tem milhares de brasileiros fanáticos por o corrupto Lula que por sinal é nato da ideologia marxista. Neste contexto  ainda a Revolução Russa trepida em muitas almas. É verdade, o seu epílogo ocorreu no Natal de 1991, ontem. Vista como processo que duraram 70 anos e não apenas como ato de um único dia em outubro de 1917, provoca vívidas cisões passionais por falta de distanciamento histórico. Por isso, as plagas atrasadas presenciam, em 2017, acerbos debates entre quem pretende reencenar o script revolucionário e os que entendem ter sido apenas mais uma miragem. Por isso, análises frias, conectadas aos fatos, tendem a ser repudiadas pelos passionais. Dos muitos aspectos existentes, optamos por analisar a confusão entre o fim da Guerra Fria, a débâcle da URSS e a perda de élan do marxismo na parte civilizada do mundo. São três eventos muito próximos no tempo e correlacionados, mas não é a mesma coisa. A míngua da crença no marxismo redundou na eleição de Gorbachev para a chefia da União Soviética; a pobreza econômica da União Soviética a fez perder a capacidade de manter o equilíbrio do terror nuclear que caracterizava a Guerra Fria; as fragilidades do centro de poder ensejaram a ressurreição das nacionalidades aprisionadas pela mão imperial da Rússia, e essas seccionaram o Estado federal soviético. É possível imaginar situação na qual a URSS ficasse parecida com a China atual e não sumisse (literalmente) do mapa. O império com maior extensão territorial e poder militar da história ruiu sem estrondo, apenas com gemidos. Todos os outros impérios europeus findaram com muito sangue. A França praticou carnificinas na Indochina e Argélia. O Reino Unido espalhou guerras para manter colônias. Portugal reteve Angola e Moçambique sob jugo militar até os anos 70. Bélgica, Holanda, Espanha, Itália, em maior ou menor grau também foram metrópoles de longínquas colônias tropicais, das quais exauriam a seiva. Nessa perspectiva, a União Soviética era apenas a face política e jurídica de mais um império europeu. Alcançava as adjacências da Rússia, sem possessões ultramarinas. Porém, do ponto de vista dos povos bálticos, dados de brinde pelos nazistas a Stalin, dos ucranianos e da franja islâmica a sudeste de Moscou, o czar e o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética tinham o mesmo efeito prático: subordinação. Extinto o império, os pobres do início perceberam-se pobres no fim. IDH 0,62 do Tajiquistão e 0,80 da Rússia. Aquele, similar ao IDH dos grotões do Brasil; esta, semelhante a São Paulo. Os 70 anos de camaradagem comunista não equalizaram a distribuição da riqueza. A debilidade intelectual do marxismo-leninismo é tão óbvia que o espanto não ocorre pela perda de adeptos, mas sim por ter conseguido fiéis. Coisa da natureza humana: idéias que mexem com emoções tendem a ser atraentes, ainda que sejam racionalmente estúpidas. Mais hora menos hora essa religião laica, crente na força metassocial do materialismo histórico, iria se tornar démodé. A vitória norte-americana na Guerra Fria também foi se desenhando a partir da aceleração tecnológica dos anos 60. A URSS fazia blindados, mísseis, aviões fantásticos, mas não gerou a internet, a Microsoft, Google, Apple, IBM etc. A capacidade militar deixou de ser aferida por tonelada e passou a ser medida em bytes, sem que isso fosse combinado com os russos. Aí, eles perderam o jogo. A estupefação, quase incredulidade, persiste ante a implosão da URSS. os últimos dias da União Soviética, narra e analisa os estertores da federação dos “povos amigos do socialismo”, dizendo que o Ocidente não almejava o fim do Estado soviético, entre outros motivos por medo da fragmentação em micro potências nucleares. Todos foram surpreendidos pela evaporação daquilo que parecia tão sólido. Pena que na intelligentsia brasileira o vapor da sublimação da URSS sirva para embaçar a visão, prolongando a ilusão de quem no hospício é Lênin, não Napoleão. É fator ideológico que especifica a utopia.
Antônio Scarcela Jorge.

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