segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"OBRA MAGNÍFICA ! "



Desaba fachada do Hospital Regional

Um operário, que trabalhava na marquise, ficou ferido durante o acidente que aconteceu no início da tarde.

Sobral. A marquise do Hospital Regional Norte (HRN) que dá para a Avenida John Sanford despencou na tarde ontem após a chuva que caiu pela manhã. O incidente aconteceu por volta das 13h15min e atingiu um operário da construtora responsável, mantida pelo consórcio Marquise/EIT.

O desabamento aconteceu exatamente um mês após a inauguração daquela unidade hospitalar

A vítima, que não teve seu nome divulgado, foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral onde se encontra em observação, segundo informou a assessoria do hospital. O funcionário da Construtora Marquise foi atingido no ombro, porém não sofreu nenhuma fratura ou machucado grave, segundo o comunicado do hospital.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, o consórcio Marquise/EIT, responsável pela construção do Hospital Regional Norte, após verificar problemas na estrutura metálica que fica na fachada da Unidade de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher decidiu realizar serviço de ajuste na manhã de ontem. Durante os trabalhos, a estrutura caiu.

Questionamento

Desde que foi entregue ao público, a unidade de saúde tem mantido uma frequência no noticiário sobre assuntos não relacionamentos ao atendimento aos doentes da região. Ontem fez um mês da inauguração do HRN, que ocorreu com o show da cantora Ivete Sangalo, sendo objeto de questionamento pelo Ministério Público devido ao cachê pago. A cantora teria recebido R$650 mil por cerca de uma hora de show.
Apesar da inauguração, o hospital começou a funcionar apenas na parte administrativa. Ele deve ter todos os serviços implantados até maio deste ano.
O processo de funcionamento começou com a área administrativa, e o prazo final foi anunciado pelo Secretário de Saúde em janeiro, quando esteve presente naquela unidade de saúde, durante o processo de implantação do centro de ensino e pesquisa do Hospital Regional Norte.
Assim, estão sendo aguardada, ainda, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O processo será concluído com a implantação das emergências adulta e pediátrica e da emergência obstétrica marcada para maio deste ano.
A estrutura de ensino do HRN, que funciona também como Hospital Escola, conta com cinco salas de aula, salas de professores, biblioteca e auditório com 220 lugares, no pavimento superior do bloco de admissão de pacientes.

Segundo informações da assessoria de comunicação social da Secretaria de Saúde do Estado, desde 2011 o órgão mantém em parceria com a Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, cinco cursos de especialização em gestão da saúde e nove cursos de aperfeiçoamento que envolve 1,5 mil gestores da macrorregião de saúde.

Complexidade

Com mais de 57 mil metros quadrados de área e 11 blocos, o hospital é o maior e mais moderno do Interior do Nordeste e atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) casos de alta complexidade. Foram investidos R$ 227.157.069,67, com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na construção e aquisição de equipamentos para o Hospital que atenderá a população da Região Norte, abrangendo 1,5 milhão de pessoas de 55 cidades.
Além de médicos e 232 enfermeiros, a população terá atendimento do fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista, farmacêutico, ouvidor, psicólogo.
O consórcio construtor do Hospital Regional Norte de Sobral informou, em nota, que o vento e as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana abalaram a estrutura metálica de uma das fachadas do equipamento, cuja calha de drenagem se encontrava em reparo no momento do incidente. Diz ainda que está prestando toda a assistência necessária ao operário que sofreu escoriações e que irá apurar com rigor as causas do ocorrido, e, após criteriosa avaliação técnica no local, já providenciou a remoção da estrutura, estimando que todos os reparos necessários estejam finalizados em até 20 dias.

Fonte: DN.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário