terça-feira, 5 de março de 2013

DISSENSÃO DE ALIADOS



Campos critica governo e sela aliança com Força Sindical contra MP dos Portos.

Defensor da autonomia do Porto de Suape, em Pernambuco, para realizar licitações, o governador Eduardo Campos (PSB) criticou, nesta segunda-feira, a Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos.
- Eles (do governo federal), que dizem que é mais rápido (fazer as licitações em Brasília), gerem há muitos anos dezenas e dezenas de portos que são infinitamente mais ineficientes do que Suape. Como é que o porto público mais eficiente do Brasil poderá tomar lição com quem há décadas gere portos mais ineficientes? Entre a palavra e o fato, eu fico com o fato - afirmou.
A matéria prevê mudanças nas mudanças nas regras de operação dos terminais portuários brasileiros. Cotado para disputar a presidência em 2014, o governador já havia criticado a falta de diálogo do governo para enviar a matéria ao Congresso. De acordo com ele, as pessoas só tomaram conhecimento do conteúdo da pauta quando ela foi publicada.
- É uma questão de defesa de uma prerrogativa constitucional, de um país que é uma federação. Os estados têm o direito de fazer seus contratos, respeitando o planejamento nacional - completou Campos.
A crítica ocorreu minutos após o fim de uma reunião, em Olinda (PE), com o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira dos Santos (PDT-SP), conhecido como Paulinho da Força Sindical. No encontro, Eduardo e o pedetista firmaram uma aliança contra a Medida Provisória. O pedetista brigará pela autonomia dos estados para realizar licitações, como quer o governador, e o socialista acionará a bancada federal pernambucana para assegurar os direitos dos trabalhadores, como a manutenção da contratação através do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).
Em entrevista à imprensa após a reunião com Eduardo, Paulinho destacou que a maioria dos integrantes da Comissão Mista especial que analisa a MP dos Portos defendem os interesses da categoria e devem barrar o texto, caso seja mantido no formato enviado pelo governo federal.
- Se o governo levar a MP para o plenário mesmo sendo barrada na Comissão Mista vamos fazer pressão nas ruas. Não deixaremos a MP ser votada do jeito que está hoje. Se o governo não nos atender, vamos fazer greve e o governo terá que carregar os contêineres nas costas - ameaçou o deputado.
O encontro com Paulinho também serviu para estreitar a relação de Campos com as entidades sindicais. Questionado se a posição contrária à MP dos Portos e a aproximação com a Força Sindical o ajudaria a angariar apoios para um possível voo nacional, Eduardo respondeu que, desde 2006, quando foi candidato ao primeiro mandato de governador, tem o apoio de sindicatos.
- Nossa relação com os trabalhadores dos portos do Brasil vem de muito antes.
A convite de Paulinho, o governador de Pernambuco vai palestrar em um evento promovido pela Força Sindical no dia 25 deste mês, em São Paulo.
- Ele vai falar dos problemas do Brasil e como podem ser resolvidos - contou o deputado.
Paulinho defende candidatura de Eduardo a presidente
Ao mesmo tempo em que celebrou uma aliança com o governador Eduardo Campos (PSB) para impedir a aprovação da Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos, no formato apresentado pelo governo, Paulinho defendeu a candidatura do socialista à Presidência em 2014.
- Eu acho importante (a candidatura de Eduardo). A gente precisa ter candidato. Ele mostrou seu trabalho, é governador pela segunda vez, elegeu prefeito, tem prestígio no Nordeste todo, enfim, é importante que ele se coloque como candidato - avaliou em entrevista à imprensa na saída da reunião.
Paulinho reconheceu que a aliança com o governador "pode avançar", caso o socialista seja candidato, apesar de destacar que política não foi pauta do encontro.
- Só quem está em campanha é Dilma. Consideramos um erro a presidente fazer campanha faltando dois anos para a eleição. Estamos preocupados com as pautas do Brasil, como a MP dos Portos - alfinetou.
Reportagem de Gabriela López - Especial para O Globo
Fonte: Agência O Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário