terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMENTÁRIO - 20.11.2012



COMENTÁRIO

O VOTO ABERTO

Uma inovação certamente terá magnifica receptividade no seio da sociedade política será a introdução do “voto aberto” das proposições e outras deliberações em sua plenitude no Plenário do Legislativo. Neste sentido, tramitam concomitantemente no Senado e Câmara dos Deputados preposições em apreço. De início, rogamos aos deputados e senadores que encontrem o melhor caminho nesse momento em que são chamados a decidir entre o segredo e a transparência, haja vista que a sociedade tem um senso crítico apurado diante os acontecimentos que fazem rever os conceitos projetados no sentido realístico no cenário de injunções naturais da política no sentido de dinamizar à necessária transparência. Por conseguinte “o voto em aberto” urge notabilidade, porém o tema não é tão simples quanto à primeira vista, pode supor a vã filosofia, pois sobre ele recai grande parte do peso do princípio republicano e constitucional que trata da independência e da harmonia entre os três poderes do Estado. Diante de diferentes situações - aos parlamentares – ora concerta, que as votações em plenário sejam secretas: - algumas situações políticas e pessoais, meramente conjunturais requer o momento e, de fato é forçoso refletir sobre que modalidade seria melhor para democracia brasileira. Entretanto evidenciamos o regime democrático e constitucional. Apesar de seguir a divisão de poderes e de exigir-lhes harmonia e independência: o Executivo exerce elevado grau de supremacia sobre os demais. Em síntese, envolve situação e circunstancia distinta a exigir diferentes entendimentos sobre a menor e maior conveniência de uma ou de outra modalidade de votação. Em razão disso, faz parte da política nacional uma escancarada tendência ao fisiologismo ao sabor do qual o legislativo principalmente, mas pequenos segmentos do Judiciário se rendem com facilidade e as “pressões” que o Executivo pode exercer sobre eles. - O fato não é assim-? A medida apropriada é a do bom senso da coerência e colocar diante da sociedade o norte de sua opinião não podendo ser contrariada num momento em que a aplicação do nosso ordenamento legal que se faz rogar de ambígua interpretação que se classifica na cultura ibérica em que fomos criados “estabelecendo o jeitinho brasileiro - sinônimo de corrupção, falta de caráter e vergonha filosófica do político profissional”. 
Antônio Scarcela Jorge



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