sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CELEBRIDADES PRESENTES



POSSE DO PRESIDENTE DO STF

JOAQUIM BARBOSA É CERCADO POR CELEBRIDADES DE MARTINHO DA VILA A NELSON PIQUET, A POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO STF COLOCOU LADO A LADO ARTISTAS E AUTORIDADES, QUE RESSALTARAM O FATO DE UM NEGRO ASSUMIR A MAIS ALTA CORTE




Brasília – Graças à atuação no julgamento do mensalão, o popstar Joaquim Barbosa – destaque nas redes sociais, como nas fotos em que é comparado ao super-herói Batman – foi prestiago por artistas na posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No plenário, figuravam personalidades como a atriz Lucélia Santos e o cantor Djavan. A apresentadora Regina Casé e os atores Milton Gonçalves e Lázaro Ramos chegaram no mesmo horário, desceram do carro no fim da Esplanada e caminharam o restante do trajeto ao STF a pé. Lázaro Ramos destacou a atuação de Joaquim Barbosa e sua proximidade aos anseios da população. “Acho que, independentemente da negritude ou de qualquer coisa, ele se mostrou um membro do Supremo Tribunal Federal que dialoga com o que a sociedade espera, tanto é que esta posse está cheia de gente. É um momento importante para o nosso país, estou aqui para deixar uma força para que ele consiga conduzir esses dois anos com serenidade”, afirmou, antes da cerimônia. Sobre a atuação de Barbosa no julgamento do mensalão, Lázaro disse que ele está “cumprindo as obrigações”.


Regina Casé falou sobre a importância da educação para corrigir a desigualdade racial e social. “Não é aquela história do menino pobre, do menino negro que chegou à Presidência do Supremo Tribunal Federal. O que isso mostra, o que isso prova, matematicamente, é que o único caminho para fazer Justiça no Brasil é a educação”, disse. “Quando a educação consegue achar um atalho, mesmo no caminho da desigualdade, e se faz presente, como no caso desse menino que foi o ministro Joaquim, ele pode mostrar a sua plenitude”, acrescentou.
O cantor e compositor Djavan afirmou que a solenidade de ontem representa o que chama de “uma feliz confluência de fatores”. “Tivemos o Dia da Consciência Negra e, agora, dois dias depois, temos a posse do primeiro presidente negro do STF.” O artista considera Barbosa um homem culto, valoroso e inteligente.
A atriz Lucélia Santos, que protagonizou a novela Escrava Isaura, ressaltou a importância de negros conquistarem cargos de destaque. “Eu sempre acreditei nisso. E isso torna este momento mais forte, mais alegre, de maior contentamento para o Brasil, porque o Brasil é um país negro.” O ex-piloto Fórmula 1 Nelson Piquet citou a transparência como característica principal do "amigo" Joaquim Barbosa. "Ele é bem transparente, fala o que acha e isso não vai mudar", disse. Também estavam presentes o deputado e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) e o cantor Martinho da Vila.

PT BOICOTA

Poucos petistas compareceram à posse de Joaquim
Barbosa como presidente do Supremo. Além da presidente Dilma Rousseff e do presidente da Câmara, Marco Maia (RS), estiveram na solenidade o ex-deputado Sigmaringa Seixas (DF), as ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Luiza Bairros (Igualdade Racial), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o senador Paulo Paim (RS). Convidado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu. O boicote petista — nenhuma liderança do partido no Congresso compareceu — reflete a aversão que Barbosa provoca no partido após o julgamento do mensalão. Nos últimos dois dias, enquanto o ministro preparava a festa da posse, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, circulava por Brasília em almoços de desagravo com correligionários e em reuniões de apoio organizadas com representantes estudantis. Um dos poucos simpatizantes ao PT que compareceram à solenidade, o ex-ministro da Justiça e advogado Márcio Thomaz Bastos — que teve um cliente condenado no mensalão — elogiou o pronunciamento do novo presidente do Supremo. “Foi um discurso de estadista, republicano, ressaltando os mais altos valores da República”.

FAMÍLIA NA PRIMEIRA FILA.

As duas primeiras fileiras do plenário do STF foram reservadas para os familiares de Joaquim Barbosa, que ficaram bem próximos ao novo presidente do STF. O ministro fez questão de saudar sua “querida mãezinha”, Benedita Barbosa, 76 anos, e demais parentes. Pouco antes da solenidade, Benedita escapuliu do plenário e foi dar um abraço no filho, que não havia visto até então no dia de ontem. “Só dei carinho a ele. O resto ele lutou por conta própria.” Benedita disse que o caminho até ali “não foi fácil” para a família.

Publicação: 23/11/2012.
Fonte: Agência Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário