COMENTÁRIO
Scarcela
Jorge
PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO
Nobres:
Numa conjuntura
do Brasil em termos da educação ainda deficitária conforme as estatísticas. No
entanto, colocamos em questão a Educação fato que impõe seriedade a qualquer
gerenciador. Neste aspecto centraliza-se o educador é fundamental para que se
eleve o nível de aprendizado e conhecimento. Dessa forma, o educador assume um
papel que transcende a sua própria missão primordial, que é a de ensinar. Ele
passa a ser importante protagonista no processo de superação dos sofríveis
padrões pedagógicos do país. Nas nações que suplantaram os seus históricos
déficits educacionais, com resultados surpreendentes e rápidos, os professores
foram reconhecidos (e ainda o são) como profissionais imprescindíveis para que
os objetivos fossem alcançados. A grande e ir resolvida questão é fazer com que
a sociedade brasileira se conscientize que a educação é o caminho sustentável
para a superação dos problemas da sociedade e da economia. A escola deve ser a
encorajadora dessa aspiração. Deve procurar avançar, ir além, ser a linha de
frente de uma nova e transformadora mentalidade. Apresentar ideias inovadoras.
Deixar de ser uma Educação voltada para o idealismo onde geração de aprendizado
também recebeu a “lavagem cerebral” da marginalidade lulista e tem como
discorrer a cidadania pautada pela anarquia, safadeza, e a pior praga que
governou o Brasil durante treze anos. O país está vivenciando uma crise sem
precedentes e os aliados desconhecem os danos causados pela economia cuja
recuperação se prevê por vinte anos.
Os leitores sensatos livrando desta tragédia econômica, moral e corrupta
o lema da praga do lulismo terá em muitas opções: o estímulo ao
empreendedorismo. Em países em que a promoção das iniciativas individuais é uma
recorrência cultural, nota-se que a sociedade tem uma dinâmica própria,
ambiciosa, progressista. Não se fica à espera da tomada de posições oficiais
capitaneadas pela infecção corrupta, que não tem solução. Neste aspecto deve
ser o perfil da escola contemporânea: ativa, propositiva. Existe na prática “curar-se”
de ideologias, enfim à escola levantar nos alunos, professores, funcionários e
nas famílias, os valores que norteiam a boa educação. Valores que induzam à
convivência civilizada, respeitosa e fraterna fator fundamental para esta
finalidade. Por outro lado à escola devem ser a formadora de bons cidadãos e
cidadãs, conscientes de seus deveres e direitos. Afinal, as crianças e os
jovens de hoje estarão amanhã no comando das empresas, corporações e dos
destinos do país. A escola é isto: a sociedade do presente e do futuro, a um só
tempo, num mesmo espaço e não manipular resultados como afirmação em instar o
conteúdo fundamental verdadeiro.
Antônio Scarcela Jorge.
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