sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CORPORATIVISMO ATENTO - PL DO CONGRESSO

 CONGRESSO NACIONAL
PL SOBRE DELAÇÃO COMEÇA A TRAMITAR

Se for aprovado pela CCJ, e não houver recurso para votação em Plenário, o projeto deve ir para a Câmara.

Brasília. O projeto de lei que obriga o envio de depoimentos de delações premiadas feitas à Justiça para as comissões de inquérito do Congresso começou a tramitar ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Se for aprovado pela CCJ, e não houver recurso para votação em Plenário, o projeto deve seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

A proposta é fruto da irritação dos integrantes da CPI mista da Petrobras, que tentaram, em vão, obter o conteúdo da delação premiada do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente depois que trechos foram revelados pela revista "Veja" - em que Paulo Roberto teria apresentado uma lista de políticos beneficiados com o esquema de corrupção.

O projeto é assinado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da comissão parlamentar. A delação já foi homologada e, no entendimento de Vital, a CPI deveria ter acesso às informações porque também tem a prerrogativa de investigar. Por também ser presidente da CCJ, Vital deve dar celeridade para a tramitação da proposta.

O projeto altera a Lei de Combate ao Crime Organizado, que versa sobre a delação premiada, para que seus conteúdos, após a homologação da delação, possam ser compartilhados com as CPIs, desde que tenham relação com a investigação em andamento. Atualmente o texto legal determina que a delação seja mantida em sigilo.

Na justificativa da proposta, Vital argumenta que, como as CPIs tem a prerrogativa constitucional de investigar, é necessário que se garanta todos os meios para isso.
"Consideramos que, dessa forma, assegura-se o efetivo desempenho da função investigativo-fiscalizatória pelo Legislativo", escreve o peemedebista.

Como o Supremo já negou duas vezes à CPI acesso aos depoimentos de Paulo Roberto Costa depois de pedidos da comissão, Vital ingressou na quarta com mandado de segurança no STF para ter acesso à delação premiada.

Fonte: Agência Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário