sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CEARÁ SC EM BUSCA DA CLASSIFICAÇÃO PARA A SÉRIE A

 FOCO NO ACESSO
'CONVOCADO', PC GUSMÃO DESEMBARCA PARA ASSUMIR O CEARÁ E PEDE UNIÃO.

Novo técnico alvinegro quer unir forças para buscar o acesso à Série A e comemora lembrança da diretoria para substituir Sérgio Soares.

Substituto de Sérgio Soares no comando do Ceará, Paulo César Gusmão desembarcou no início da tarde desta quinta-feira (23) em Fortaleza. Após a chegada à capital cearense, o novo comandante alvinegro comanda um treino e já assume a equipe diante do Santa Cruz, na próxima sexta (24), pela 32ª rodada da Série B. Focado na busca pelo acesso, o treinador comemorou o retorno, pediu união no clube e tratou o convite como uma convocação.

Após as duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, para Joinville e Icasa, a diretoria alvinegra demitiu Sérgio Soares na noite da última terça (21). Técnico do acesso à Série A em 2009, PC Gusmão surgiu como favorito da cúpula. Na quarta (22), o treinador deixou o Bragantino e acertou com o Vovô. Para conseguir nova chegada à elite, o técnico quer unir forças.

"Hoje, o Ceará é mais estruturado, com um pensamento maior. O clube tem um pensamento muito grande no ano de seu centenário, que é importante. Tudo isso tem suas proporções. O importante, nesse momento, é o Ceará estar unido e juntar as forças para conquistar o acesso nesses últimos sete jogos", disse o treinador, no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Com três passagens pelo Alvinegro - 2009, 2010 e 2012 -, PC Gusmão também conquistou um título estadual. Em 110 jogos à frente da equipe, o treinador tem aproveitamento de cerca de 60%. De volta a Porangabuçu, o técnico comemorou o retorno no momento decisivo da Série B e assegurou que reconhece o peso da responsabilidade.

"O sentimento é sempre bom. Ser novamente lembrado, principalmente em um momento importante da competição, em que vai se definir quem vai subir... É importante ter esse conhecimento, e acho que isso pesou na hora da escolha. Fico muito feliz e sei da responsabilidade que tenho nesse novo desafio".

Após um período desempregado, Paulo César Gusmão assumiu o Bragantino em julho. Conseguiu melhorar a situação da equipe na briga contra o rebaixamento, mas se sentiu "desgastado" e pediu demissão após a derrota por 3 a 0 para o Sampaio Corrêa, na última rodada. O técnico garantiu que só foi procurado pelo Ceará após se desvincular do clube paulista e tratou a proposta como uma convocação.

"O desgastante foi à saída. Eu já tinha conversado com o presidente (do Bragantino) há umas duas ou três rodadas e dito que meu limite já tinha chegado e que passaria (o comando) para outra pessoa. Naturalmente, liguei para ele e comuniquei. O Ceará só me ligou na parte da noite. O acerto foi rápido. Aqui não tem problema. Quando se fala de Ceará, acho que se trata muito mais de uma convocação do que uma contratação".

Em 3 passagens.

PC Gusmão tem aproveitamento superior a 60% no Ceará.

Paulo César Gusmão desembarca nesta quinta-feira (23) para sua 4ª passagem pelo time do Ceará. O treinador, que chegou no clube em 2009 com a equipe ocupando a lanterna da Série B do Brasileiro e saiu em 2010 com o time na liderança do Brasileirão Série A, chega para substituir Sérgio Soares, demitido na última terça-feira, após perder para o Icasa.

Os números de PC no comando do clube são bastante positivos. Em 2009, ele esteve à frente do Vovô em 35 partidas. Conseguiu 19 vitórias, 10 empates e teve 6 derrotas, num aproveitamento de 63,80%. O bom desempenho rendeu ao time e a Gusmão o acesso à Série A do Brasileiro.

Em 2010, o treinador teve um percentual ainda melhor no Ceará. Em 29 jogos, venceu 19 partidas, empatou 7 e perdeu 3; aproveitamento de 65,51% até a 7ª rodada da Série A, quando ele trocou o alvinegro cearense pelo Vasco. Durante a passagem, apesar da liderança na elite do futebol, não conseguiu evitar o inédito tetracampeonato cearense do Fortaleza, que derrotou o Vovô na disputa de pênaltis, na decisão.

Em 2012, PC pegou o Ceará no campeonato cearense com a equipe 11 pontos atrás do Fortaleza. Conseguiu reverter a desvantagem, terminou a fase classificatória à frente do rival e sagrou-se campeão após 2 empates diante do próprio Fortaleza na final. Na Série B, não conseguiu realizar uma boa campanha e foi demitido em outubro, após perder 4 partidas consecutivas. Durante a temporada, o treinador disputou 46 jogos, obtendo 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas, num aproveitamento de 52,89%. Ao todo, PC comandou o Ceará por 110 jogos. Venceu 58, empatou 30 e perdeu 22. Seu aproveitamento como comandante do time alvinegro é de 61,81%.

Resumo do aproveitamento de PC Gusmão pelo Vovô:

2009: 35J  - 19V - 10E - 6D - AP 63,80%
2010: 29J - 19V - 7E - 3D - AP 65,51%

2012: 46J - 20V - 13E - 13D - AP 52,89%

Total: 110J - 58V - 30E - 22D - AP: 61,81%
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário