quinta-feira, 20 de setembro de 2018

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - QUINTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2018

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge

REQUER APTIDÃO E MERCADO COMPATÍVEL

Nobres:

Tornou-se “epidemia” a ideia com a implantação de “cursinhos” em todas as cidades brasileiras a caminho do empreendedorismo. Com formação rápida não se concebe o aprendizado a quem está cursando. O primeiro passo direcionar aos futuros inscritos a prioridade dos custos da inscrição. A aptidão desses cursinhos é o meio de sobrevivência dos promotores que se apresentam como credenciais do SEBRAE, é verdade que todo empreendimento tem o aval dessa instituição de apoio especialmente as microempresas e consequentemente ao empreendedorismo. Quanto capacitar é controvérsia, pois não existe mercado para se estabilizar em função das crises, morais, econômicas e até institucionais que geram o Estado Brasileiro. Por outro lado, de modo especial as nossas escolas, faculdades, universidades não nos preparam para sermos empreendedores, mas sim para sermos funcionários. Faltam cadeiras de empreendedorismo, em geral, na grade curricular. Nessa jornada que é ser empreendedor, muitas vezes, iniciamos um projeto apenas com a vontade e desejo de nos esquecemos da importância de nos informarmos e nos capacitarmos para conduzir, com sucesso, determinado projeto e ou ideal de negócio. O empreendedor tem de fazer leituras do ambiente onde está e direcionar sua atenção para aperfeiçoar as habilidades que já tem e buscar adquirir novos conhecimentos que lhe faltam para prosseguir com o negócio. Na minha visão há alguns pontos básicos para uma empresa crescer e manter-se no mercado: boas ideias, conhecimento da sua área de atuação e um plano estratégico bem definido para onde você quer chegar. O futuro empresário deve estar estimulado e saber que vai ter que correr riscos em um ambiente que nem sempre é favorável, principalmente, com a burocracia e com os custos envolvidos. Nesse caminho, são esses desafios tomam proporções maiores em meio aos processos de disjunção, principalmente, no mercado de comunicação, que passa por transformações constantes. 
Antônio Scarcela Jorge.

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