COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
REQUER
APTIDÃO E MERCADO COMPATÍVEL
Nobres:
Tornou-se “epidemia” a ideia com
a implantação de “cursinhos” em todas as cidades brasileiras a caminho do
empreendedorismo. Com formação rápida não se concebe o aprendizado a quem está
cursando. O primeiro passo direcionar aos futuros inscritos a prioridade dos
custos da inscrição. A aptidão desses cursinhos é o meio de sobrevivência dos
promotores que se apresentam como credenciais do SEBRAE, é verdade que todo
empreendimento tem o aval dessa instituição de apoio especialmente as
microempresas e consequentemente ao empreendedorismo. Quanto capacitar é
controvérsia, pois não existe mercado para se estabilizar em função das crises,
morais, econômicas e até institucionais que geram o Estado Brasileiro. Por outro
lado, de modo especial as nossas escolas, faculdades, universidades não nos
preparam para sermos empreendedores, mas sim para sermos funcionários. Faltam
cadeiras de empreendedorismo, em geral, na grade curricular. Nessa jornada que
é ser empreendedor, muitas vezes, iniciamos um projeto apenas com a vontade e desejo
de nos esquecemos da importância de nos informarmos e nos capacitarmos para
conduzir, com sucesso, determinado projeto e ou ideal de negócio. O
empreendedor tem de fazer leituras do ambiente onde está e direcionar sua
atenção para aperfeiçoar as habilidades que já tem e buscar adquirir novos
conhecimentos que lhe faltam para prosseguir com o negócio. Na minha visão há
alguns pontos básicos para uma empresa crescer e manter-se no mercado: boas
ideias, conhecimento da sua área de atuação e um plano estratégico bem definido
para onde você quer chegar. O futuro empresário deve estar estimulado e
saber que vai ter que correr riscos em um ambiente que nem sempre é favorável,
principalmente, com a burocracia e com os custos envolvidos. Nesse caminho, são
esses desafios tomam proporções maiores em meio aos processos de disjunção,
principalmente, no mercado de comunicação, que passa por transformações
constantes.
Antônio Scarcela Jorge.
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