COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
MIDIÁTICA
NA EDUCAÇÃO
Nobres:
Quando o assunto é educação, área
que o governador do Ceará diz que é a melhor do mundo, inclusive Sobral como
sendo o maior centro educacional do planeta, que é uma mais uma história dos
FGs. Sabemos que esta cidade do interior desde inicio do século XX, direcionada
pelo Dom José Tupinambá da Frota, um homem por excelência sempre foi e sempre
será um referencial da cultura educacional do Estado do Ceará. Na expressão
objetiva da temática universalizada sobre a educação em sua realidade,
felizmente, somos daqueles que acreditamos no futuro, extraindo do amargor
presente lições para um horizonte menos sombrio. Uma dessas manchetes
desgostosas foi veiculada recentemente, pelo Ministério da Educação, anunciando
que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino médio
brasileiro está, ainda mais, distante dos seus objetivos. Os dados de 2017 (a
avaliação é feita a cada dois anos) mostram que nenhum estado atingiu a meta
proposta para o ano passado, de 4,7. Quem está com a verdade, acreditamos que o
governador do Ceará, mais uma vez está equivocado quanto ao ensino público sob
sua tutela. É imprescindível lembrar que o IDEB é o principal indicador de
qualidade da educação básica e mais: que não podemos dissociar o
desempenho inócuo dos alunos da rede pública da formação falha dos professores.
O próprio ministro da Educação, Rossieli Soares, reconheceu que grande parte
dos docentes não tem licenciatura na área em que leciona nos anos finais do
fundamental. O dileto educador Mozart Neves costuma dizer que um dos problemas
da educação brasileira é que ela não “dialoga com o chão da escola” e na
realidade serve de supostos méritos diante da propaganda da mídia “chapa
branca” para o governo de alguns Estados Ou seja, além da ausência de formação,
falta humanização. E é preciso fazer uma reflexão sobre o papel humano em uma
vivência tomada pela tecnologia dentro e fora da sala de aula. A nossa modesta astúcia
é de que tecnologia educacional é todo processo de ensino que facilita e torna
mais significativa a aprendizagem. Essa revisão é tão urgente quanto vital é
repensar em metodologias que assegure o bem estar da sociedade educacional.
Antônio Scarcela Jorge.
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