COMENTÁRIO
Scarcela JorgeEDUCAÇÃO COM QUALIDADE
Nobres:
A coerência estabelece as questões de ordem natural especialmente à
educação, no tocante ao nosso povo desenvolvido e civilizado sem que tenha
passado por um longo e planejado processo educacional. Isso é inquestionável.
Basta dar uma rápida olhada nos países considerados hoje como de primeiro mundo
e se constata facilmente que eles, em algum momento da própria história,
romperam com o imobilismo e levaram a sério os projetos de educação de sua
população. São muitos os exemplos. Até nações que, algumas décadas atrás,
tinham padrão de desenvolvimento igual ao do Brasil, ou um pouco mais atrasado,
superaram as suas dificuldades sociais e econômicas, por uma razão simples:
investiram forte e incansavelmente em educação. Numa conjuntura de um
país ainda deficitária em termos educacionais, a função do educador é
fundamental para que se eleve o nível de aprendizado e conhecimento. Nas nações
que suplantaram os seus históricos déficits educacionais, com resultados
surpreendentes e rápidos, a “mola mestra” os professores foram reconhecidos (e
ainda o são) como profissionais imprescindíveis para que os objetivos fossem
alcançados. A grande e irresolvida questão é fazer com que a sociedade brasileira se
conscientize que a boa Educação é o caminho sustentável para a superação dos
problemas sociais e econômicos. A escola deve ser a encorajadora dessa
aspiração. Deve procurar avançar, ir além, ser a linha de frente de uma nova e
transformadora mentalidade. Apresentar idéias inovadoras no seu campo e nunca
implantar uma educação ideológica e criminosa que os ideólogos esquerdistas
tentam implantar por um analfabeto das letras que infelizmente chegou à
presidência da República. Temos o fator positivo para programar novas ações. Apenas
para citar um exemplo: o estímulo ao empreendedorismo. Em países em que a
promoção das iniciativas individuais é uma recorrência cultural, nota-se que a
sociedade tem uma dinâmica própria, ambiciosa, progressista. Não se fica à
espera da tomada de posições oficiais ou de soluções mágicas. Este deve ser o
perfil da escola contemporânea: ativa, propositiva. Cabe ainda à escola
suscitar nos alunos, professores, funcionários e nas famílias, os valores que
norteiam a boa educação. Valores que induzam à convivência civilizada,
respeitosa e fraterna. A escola deve ser a formadora de bons cidadãos e
cidadãs, conscientes de seus deveres e direitos. Afinal, as crianças e os
jovens de hoje estarão amanhã no comando das empresas, corporações e dos
destinos do país. A escola é isto: a sociedade do presente e do futuro, a um só
tempo, num mesmo espaço estabelecendo assim a racionalidade evidente.
Antônio Scarcela Jorge.
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