COMENTÁRIO
Scarcela
Jorge
ENSINO
DE QUALIDADE
Nobres:
Hoje temos a elevada questão do
ensino de qualidade que aflui no ensino superior cujo referencial é o avanço de
faculdades, algumas agregadas sem critério nenhum que é o fundamental
instituí-las. Neste contexto fomos provenientes por base na formação acadêmica
no inicio dos anos 90, na área de comunicação nos preocupa pela profusão de
escolas superiores (desde o fundamental ao ensino médio, pior, que vem analise
a seguir em comentário) Após avanços tecnológicos dos meios de comunicação,
sabemos que a realidade não se refere ao mundo que nos cerca em sua
simplicidade, mas à hiper-realidade que imagens elaboradas pela mídia nos
apresentam. Não devem chancelar um mundo resolvido tecnologicamente pelo
domínio de imagens. Aprendi na vida de ensino superior foi sempre uma corrida
de obstáculos, na qual os distraídos perdem tempo competindo com os outros e os
mais atentos ganham terreno competindo consigo mesmos, testando as próprias
limitações. Nesses dias que correm, o ideal é que a relação educativa permita
discernir com segurança os momentos diferenciados enquanto estudante deve
crescer sozinho, para que realmente acredite sempre em suas próprias
possibilidades. Neste mesmo aspecto formatamos a cultura tecnológica que somos
e estamos presentemente num estágio de transição em face de um processo de
desenvolvimento tecnológico sem precedentes, podemos conhecer e modificar
inúmeras situações humanas. Envolvidos com os benefícios desse desenvolvimento,
porém, muitas vezes nos esquecemos de entendê-lo profundamente e imaginamos que
o ensino superior ainda reproduzir o modelo industrial da racionalização dos
próprios processos e o desenvolvimento é verdadeiro sempre decorrente da
construção coletiva do qual converge vários indivíduos. Um ensino só pode ser
considerado de qualidade se der oportunidade à construção de conhecimento por
todos os envolvidos no processo, apenas se permitir que os participantes
cresçam intelectualmente, e se transformem em indivíduos conscientes de seus
papéis enquanto membros de coletivos mais amplos. Cada fase posterior do
processo de desenvolvimento intelectual atravessada por cada qual pressupõe uma
sequência contínua dos estágios precedentes. A multiplicação de experiências
coletivas em diferentes espaços estabelece vinculações recíprocas entre
estudantes. O próprio da ação consiste em elaborar informações inéditas com
base em informações disponíveis, por meio de operações como comparação,
analogia, abstração, generalização.
Antônio
Scarcela Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário