quarta-feira, 28 de abril de 2021

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - QUARTA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2021

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge

ENSINO

DE QUALIDADE

Nobres:

Hoje temos a elevada questão do ensino de qualidade que aflui no ensino superior cujo referencial é o avanço de faculdades, algumas agregadas sem critério nenhum que é o fundamental instituí-las. Neste contexto fomos provenientes por base na formação acadêmica no inicio dos anos 90, na área de comunicação nos preocupa pela profusão de escolas superiores (desde o fundamental ao ensino médio, pior, que vem analise a seguir em comentário) Após avanços tecnológicos dos meios de comunicação, sabemos que a realidade não se refere ao mundo que nos cerca em sua simplicidade, mas à hiper-realidade que imagens elaboradas pela mídia nos apresentam. Não devem chancelar um mundo resolvido tecnologicamente pelo domínio de imagens. Aprendi na vida de ensino superior foi sempre uma corrida de obstáculos, na qual os distraídos perdem tempo competindo com os outros e os mais atentos ganham terreno competindo consigo mesmos, testando as próprias limitações. Nesses dias que correm, o ideal é que a relação educativa permita discernir com segurança os momentos diferenciados enquanto estudante deve crescer sozinho, para que realmente acredite sempre em suas próprias possibilidades. Neste mesmo aspecto formatamos a cultura tecnológica que somos e estamos presentemente num estágio de transição em face de um processo de desenvolvimento tecnológico sem precedentes, podemos conhecer e modificar inúmeras situações humanas. Envolvidos com os benefícios desse desenvolvimento, porém, muitas vezes nos esquecemos de entendê-lo profundamente e imaginamos que o ensino superior ainda reproduzir o modelo industrial da racionalização dos próprios processos e o desenvolvimento é verdadeiro sempre decorrente da construção coletiva do qual converge vários indivíduos. Um ensino só pode ser considerado de qualidade se der oportunidade à construção de conhecimento por todos os envolvidos no processo, apenas se permitir que os participantes cresçam intelectualmente, e se transformem em indivíduos conscientes de seus papéis enquanto membros de coletivos mais amplos. Cada fase posterior do processo de desenvolvimento intelectual atravessada por cada qual pressupõe uma sequência contínua dos estágios precedentes. A multiplicação de experiências coletivas em diferentes espaços estabelece vinculações recíprocas entre estudantes. O próprio da ação consiste em elaborar informações inéditas com base em informações disponíveis, por meio de operações como  comparação, analogia, abstração, generalização.
Antônio Scarcela Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário