quarta-feira, 21 de agosto de 2019

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - QUARTA-FEIRA 21 DE AGOSTO DE 2019


COMENTÁRIO
­Scarcela Jorge
AFIRMATIVA À DEMOCRACIA

Nobres:
A dilatação democrática estar sujeito a uma minúscula realidade, de um quase nada: apenas da vontade das partes. Vontade de respeitarem a Constituição, vontade de cumprirem as regras do jogo. Partes aqui são, essencialmente, o governo e a oposição, cada uma com sua pretensão mais do que legítima, aquele, de continuar no poder, e a outra, de inverter as posições e virar governo. O essencial é que uma e outra queiram perseguir esses objetivos pelos meios definidos na Constituição e somente por eles. Não queira o governo continuar no poder, mas restaurando um golpe de Estado, como Getúlio fez em 37. Havendo essa disposição interior tanto no governo quanto na oposição, a prática da democracia continua. Não havendo, planejando o governo manter-se no poder por outros meios, ou imaginando a oposição tomar o poder sem ser pela voz das urnas. Essa vontade sendo reiterada especialmente pela esquerda lulista, anarquista, bandoleiros por “excelência” por eles quando atalha a mentira. Entretanto a sociedade ética vem afirmar e reafirmar ao longo das gerações, renovando-se sucessivas vezes, vai causando uma cultura, um hábito, uma mentalidade geral, a consciência, em todos os cidadãos, de que a democracia é mesmo o melhor dos regimes desde que eliminados todos os outros. Então, um século de experiência democrática, sem interrupções, dois séculos, três séculos, podem permitir concluir que ali a democracia está consolidada, passou a ser instituição nacional, convicção geral, modo de ser do país, esta é a sua consolidação e o povo obviamente triunfarão em todos os aspectos.

**************************************************

VERBETE INQUIETA
Ininterruptamente na escuta

Nobres:
Ouvimos no rádio, equívocos repetidos vária vezes em entrevista, por alguns entrevistados. Por ser considerado com renome do intelectualismo local, ficamos surpresos com “a linguagem” empregada em algumas entrevistas: - outra anomalia é a expressão “papagaia” (Pessoa que repete o que ouviu ou leu, sem compreender o sentido) rotineiramente está sendo criada!
Por exemplo: – É ASSIM! – tornou-se moda no abecedário linguístico local, regional e estadual. Ante desse questionamento podemos até “dizer”, alusivo na elocução dirigido aos ouvintes que “A GENTE VAMOS” não é uma figura de sintaxe ( = silepse) em que está subentendida a conceito de “nós” no coletivo “gente”. Não há dúvida de que a ideia de “nós” está subentendida. O problema é o registro da fala em que a expressão A GENTE VAMOS é usada. É uma concordância característica da linguagem popular-vulgar.
É importante lembrar, no entanto, que qualquer concurso, inclusive os exames vestibulares, toma por base o uso culto da língua portuguesa. Pode me chamar de besta, como se expressou um dos intelectuais e endeusados daqui. Mas continuo com as minhas besteiras, não arredando o pé de um conceito pessoal e que serve “para outro orbe” que não seja o meu torrão natal.
Antônio Scarcela Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário