COMENTÁRIO
Scarcela
Jorge
CAMPANHA PASSAGEIRA
Nobres:
Arguindo a felicidade geral da
nação em termos de propaganda política eleitoral Marqueteiros e políticos
chegaram a uma conclusão sobre a propaganda eleitoral neste ano: a campanha
será tão efêmera que já estará passando quando o eleitor começar a distinguir
pessoas e ideias. A publicidade na TV será curtíssima (15 dias no total para candidatos
a governador e 14 para presidente), pulverizada entre quase 40 partidos e
fragmentada ao longo da programação de emissoras, com mais “comerciais” e menos
programas diários. Por outro lado, a publicidade de rua e internet serão reduzidas
pelo teto imposto aos gastos: o candidato não poderá ultrapassar certo valor,
que seria de R$ 14 milhões para governador, cifra insuficiente para ações de
comunicação abrangendo todo o Estado. A campanha que vem aí se mostra
ridiculamente pequena e superficial. A
característica meteórica da campanha dá uma tremenda força à mesmice e levanta
enorme barreira para novos candidatos. Na disputa de governador ou presidente,
a essa altura, quem estiver mal na pesquisa ou for pouco conhecido já pode
desistir da vitória, pois não terá mais tempo nem volume de campanha para ser
notado. Novos e desconhecidos não têm vez nessa campanha, moldada de jeito a
favorecer nomes já consolidados. Em tese, expectadores e ouvintes agradecem.
Antônio Scarcela Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário