COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
O IMPERATIVO MANIPULADORNobres:
Urgindo o contorno corriqueiro no que a educação no
país veio nos mostrar os dados internacionais (PISA) mostrados por institutos
de pesquisas não houve avanços na qualidade da educação básica brasileira. De
70 países, o Brasil ficou na constrangedora 65.ª posição dos quais estão países
miseráveis. Essa revelação envergonha e preocupa. Mais de 70% dos estudantes
brasileiros não atingiram o nível 2 de ensino, numa escala que vai de zero a 6.
As pesquisas exatamente mostram mais uma vez como o país não está fazendo o
dever de casa, ao deixar de priorizar a educação, maior alavanca do
desenvolvimento humano e, por conseguinte, econômico e social. Os números
negativos, se devidamente mapeados, podem ajudar a lançar luzes sobre como
podemos virar o jogo e ainda servir como bússola orientadora do caminho a ser
percorrido. Nem um pouco, dada a nossa dimensão geográfica de proporções
continentais, retalhada por toda sorte de desigualdades. Mas não há dúvidas de
que podemos fazer melhor. Essa guinada necessita de um movimento da nação que
promova um diálogo sério e comprometido com a prática de mudanças no menor
espaço de tempo possível, envolvendo profissionais da educação e instâncias
governamentais de todas as esferas e principalmente os governadores do nordeste fazem uso mais de uma vez como “mola
mestra” de orientação e enganação para as camaradas de desconhecimento. Esta
idéia vem dando certo se apresentam como os salvadores do intelectualismo e governista eternos. Dentro deste contexto real e inconfundível, fica
cada vez mais claro que o professor em sala de aula precisa aperfeiçoar
metodologias de ensino para assegurar o direto de aprender. Deve ser capaz de
fazer qualquer aluno aprender, potencializando os conhecimentos anteriores e
paralelos em favor da construção de sentido e significado para o que se
pretende ensinar de novo.
Antônio Scarcela Jorge.
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