sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PRESIDENTE DILMA ACELERA PROGRAMAS

DILMA PROMETE ESTENDER PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O CAMPO.


A presidente Dilma Rousseff prometeu máximo empenho para executar os R$ 8,8 bilhões do plano "Brasil Agroecológico", que envolve dez ministérios. Para ela, é "óbvio que leva tempo para formar um plano como esse", mas "vamos fazer todos o empenho para executar R$ 8,8 bilhões do plano".

EBC

Dilma disse ainda que vai aperfeiçoar o plano. "O plano relativo às questões de saúde, creche, Mais Médicos para o campo", disse. "Vai ter médico também no campo, asseguro a vocês", disse, bastante aplaudida.

A responsabilidade de lançar a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) foi assumida durante a marcha das margaridas, em 2011, revelou a presidente. "A participação de vários ministérios vai exigir grande capacidade de articulação. Alguns projetos estão prontos e outros temos que implantar. Demora, mas é um compromisso meu com o povo brasileiro e principalmente com vocês e com a marcha das margaridas, que foi um compromisso que eu assumi", disse.

Animada, Dilma se referiu ao presidente Lula. "Como diz o Lula, é sempre complicado falar por último, por que eles ministros já falaram tudo antes", disse, sorridente.

"Acho que o crédito e a demanda são importantes. Que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tenha o foco na agroecologia, sempre que tenhamos produtos disponíveis. Outro dia, me perguntaram se o PAA continuará e eu digo que ele não só continuará como será ampliado", disse. Notícias que o programa seria descontinuado surgiram após ação da Polícia Federal, batizada de Agro-Fantasma, que investigou irregularidades no programa. "O programa é uma das melhores tecnologias no meio rural, que garante a demanda", explicou.

A presidente Dilma enfatizou ser possível ter produção rural compatível com o meio ambiente. "Queremos estruturar equação de crescer, distribuir renda, incluir, proteger e conservar".

Segundo Dilma, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, assumiu os 100 decretos e vai cumprir. "Hoje, ele faz o decreto de desapropriação, já garantindo a sustentabilidade e há condição da família que receber a terra se sustentar com aquela terra. Essa avaliação é inovação do ministro Pepe. Hoje, exigimos isso. Antes, fizemos decretos e se assentou famílias que não conseguiriam se sustentar".

"Essa questão eu apoio e exijo. Nós não temos o direito de colocar família vivendo num lugar aonde elas não têm de onde tirar sua renda".

"Eu, quando assumo um compromisso eu cumpro. Tenho orgulho disso principalmente com as minhas margaridas. Hoje, nós todas estamos em um momento especial. Nós cumprimos um compromisso que fizemos. Vamos seguir trabalhando juntos, cada um com a sua visão, por uma agricultura mais sustentável, uma vida mais saudável e um campo aonde as pessoas gerem renda e emprego e possam criar seu filhos e onde os jovens possam se manter".

Creches

Após pedido dos participantes do evento para construção de mais creches, a presidente disse que creches são para educação e não locais de "largar crianças". "Crianças de classe média tem acesso a jogos, livros, estímulos pedagógicos e acessos a várias coisas. Uma creche para o meu governo é um lugar que damos às crianças desse país as mesmas oportunidades. Nós formamos as crianças das famílias mais pobres com o padrão mais rico que tiver", disse. "Não é só dar dinheiro e construir uma creche. Ela é um ataque à raiz da desigualdade", afirmou.


Fonte: - Agência O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário