COMENTÁRIO
Scarcela
Jorge
MARKETING TRANSFORMA EM FAKE NEWS
Nobres:
Do
mesmo modo enfatizamos um pouco que chama atenção do povão, mas prioritária
para alguns institutos de pesquisas há muito assentadas aos seus interesses
parciais que vem ocorrendo nos pleitos anteriores em função da ineficiência do
TSE, em termos de fiscalização, em várias formas como aconteceu nas últimas
eleições presidenciais. O atual modelo em tese seria racional, entretanto
sempre distorce e desinforma, trabalha no sentido de enxurrar pesquisas, sem
critério de se instar. Todo povo sabe que se colocam em dúvidas pesquisadores e
“pesquisados” em função de quem promove as pesquisas. Porque direcionar contra
o atual chefe do governo? As pesquisas vêm de encontro a ultima eleição
presidenciais em que a mídia não aceita o resultado por razões deles que são
óbvias. No plano secundário o modelo predominado nas campanhas inibe a
formulação de políticas alternativas e de soluções criativas. Favorece a
reprodução cômoda do senso-comum. Diminui o potencial transformador da
política. As soluções para os problemas nacionais deixam de ser apresentadas
pelas forças vivas da sociedade e pelos estudiosos. Muitas das propostas
“desses guias” não passam de fórmulas vazias e superficiais criadas por eles e
não raro precisam de conexão real com a sociedade, para não falar de preparo
intelectual. Por isso são tão facilmente exportáveis para outros estados,
regiões e até outros países. Aliás, a exportação do ‘marketing’ de pesquisas
por estes institutos manjados tem contribuído para manchar a imagem do Brasil
no mundo. O envolvimento de grandes construtoras brasileiras com a corrupção em
países da América Latina e África comumente foi de par com esses institutos de
“opinião pública” Não obstante, o foco das investigações tem se concentrado em
políticos e empresários, sendo poupados alguns marqueteiros notórios.
Surpreende essa desatenção com um dos setores das campanhas por onde os
recursos ilícitos mais transitam o que pode continuar a alimentar o fenômeno na
campanha eleitoral que após as eleições continua insistentemente. Que sejam
autênticos e fieis na verdade no que servia de contraponto às ‘Fake News’ que
contradizem, sem os ‘contrafaças’ e nem mascarar-se.
Antônio Scarcela Jorge.
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