domingo, 19 de maio de 2019

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - DOMINGO 19 DE MAIO DE 2019

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge
EDUCAR O CONTRASSENSO

Nobres:
Deixando o momento em curso em que se protestou pelos segmentos de manobra popular no Brasil numa clara evidência que a Educação promoveu um completo analfabetismo em todos os elementos e por esta razão sóbria e racional da sociedade ética do país fazendo necessário se ter clareza das prioridades efetivas da educação, que vão desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular, até as definições das regras de financiamento do ensino básico, passando pela valorização e qualificação dos professores para enfrentar os novos desafios da educação. Não será discutindo a reintrodução do criacionismo nas escolas ou impondo controles ideológicos nas escolas e universidades que vamos evoluir na superação dos desafios gerados. Também não serão desmontados os sistemas de informações que se conseguirão esconderem as deficiências. Carecemos de uma definição clara de prioridades efetivas, introduzidas a partir de um diagnóstico sério, e de estratégias eficazes para persegui-las, ao invés de se perder em discussões tolas. Os governos, pelos seus processos rígidos de contratação, têm dificuldades de promover as mudanças necessárias. Se não mudarmos a lógica de gestão pública podemos perder a capacidade de absorver os ganhos que as novas tecnologias são capazes de gerar. Precisem refletir em métodos específicos de contratação no setor educacional para que possam absorver os novos desenvolvimentos na formação de nossos jovens. Os municípios pequenos e pobres devem contar com apoio a estratégias de absorção dos novos métodos que sejam desenvolvidos nacionalmente, por meio do ministério da educação ou das secretarias estaduais, pois não contarão com pessoal qualificado para forçar a introdução desses métodos. Se isso não for feito, as desigualdades regionais e entre espaços deverão se elevar. Ou seja, os governos também precisam se ajustar. Outra fonte de obstáculos à absorção da revolução educacional será a qualificação dos professores e gestores do segmento, principalmente no setor público. Isso significa que tanto estabelecimentos públicos como privados precisam ter condições de recorrerem a consultores externos para acelerarem seus processos de transformação. No setor privado isso depende de visão dos gestores. Mas no setor público a alocação dos recursos entre as diversas rubricas orçamentárias pode fazer a diferença. Os poderes Executivos e Legislativos precisam estar mais cientes dessa necessidade. A pressão do público, principalmente pais, e da imprensa livre nesse sentido é essencial. Os desenvolvimentos tecnológicos estão aí para ajudar educação. Falta agilidade para introduzi-los no sentido de desgarrar no sentido racional em todos os rudimentos.
Antônio Scarcela Jorge.

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