terça-feira, 29 de março de 2016

LARANJAS DO PETISMO COM MÚLTIPLAS DENÚNCIAS ACATADAS PELA JUSTIÇA

 MPF DENUNCIA MARQUETEIRO DO PT E SUA MULHER POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO.

Acusação também atinge o lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propina da Odebrecht no exterior; todos foram alvo da Operação Acarajé, 23ª etapa da Lava Jato.

A Procuradoria da República denunciou nesta segunda-feira (28) o publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff (2010 e 2014) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2006). Sua mulher e sócia Mônica Moura também foi denunciada pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. Além disso, a acusação atinge ainda o lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propina da Odebrecht no exterior.


Alvo da Operação Acarajé, 23ª etapa da Lava Jato, os três são acusados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Todos foram presos em fevereiro por ordem do juiz federal Sérgio Moro. O casal é acusado de receber US$ 7,5 milhões, entre 2012 e 2014, do esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato na Petrobras. O dinheiro teria sido depositado em conta secreta que Santana e a mulher mantinham na Suíça, em nome da offshore Shell Bill Finance. 

Os valores foram pagos pela empreiteira Odebrecht e pelo operador de propinas Zwi Skornicki.

Na última semana, a Polícia Federal indiciou criminalmente Santana, Mônica e Skornicki. A mulher do marqueteiro do PT decidiu fazer delação premiada. Os termos da colaboração estão sendo definidos entre os procuradores e a força-tarefa da Lava Jato.


Nesta segunda-feira (28), o juiz federal Sérgio Moro enviou os autos do Acarajé e também da Operação Xepa, 26ª etapa da Lava Jato para o Supremo Tribunal Federal (STF), devido a apreensão da superplanilha da Odebrecht. 

No documento constam nomes de aproximadamente 300 políticos supostamente recebedores de valores da empreiteira.
Fonte: G1 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário