terça-feira, 15 de março de 2016

JUSTIÇA FEDERAL

 JUSTIÇA DIVULGA ÍNTEGRA DE DEPOIMENTO DE EX-PRESIDENTE LULA.

Político disse que Instituto Lula pode ter pedido dinheiro a empreiteiras.Ele também falou sobre o sítio em Atibaia e o triplex no Guarujá.

No depoimento que prestou no último dia 4 à Polícia Federal, o ex-presidente Lula disse que diretores do Instituto Lula podem ter pedido dinheiro para empreiteiras envolvidas na Lava Jato. A íntegra do depoimento só foi divulgada nesta segunda (14) pela justiça.

A transcrição tem 109 páginas. Logo no começo, a Polícia Federal perguntou se o ex-presidente pedia doações ao instituto. Lula disse que não e que os pedidos eram feitos pela  direção. 

O delegado perguntou se empreiteiras investigadas na Lava Jato, como a Camargo Correa, receberam pedidos. “É possível”, respondeu Lula.

Ele deu sempre a mesma resposta quando questionado sobre a OAS, Odebrecht, Andrade Gutierrez, UTC e Queiroz Galvão.

O delegado quis saber se Lula já "gestionou" pelos interesses dessas empresas em contratos ou financiamentos. Lula disse que não entendeu a pergunta.

Lula disse também que não pediu dinheiro para campanha eleitoral. “Deixa eu lhe falar uma coisa, um presidente da República que se preze não discute dinheiro de campanha, se ele quiser ser presidente de fato e de direito, ele não discute dinheiro de campanha”.

Sobre a empresa de palestras LILS, Lula falou que não sabe como são feitos os pagamentos, mas afirmou que cada palestra custa mais de R$ 700 mil.

Os investigadores também quiseram saber de detalhes sobre o apartamento no Guarujá e o sítio em Atibaia, em São Paulo. O ex-presidente voltou a dizer que não é dono desses imóveis.

Lula disse que visitou o apartamento uma vez, mas não lembra a data. E que nessa visita ele estava acompanhado do então presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, já condenado na Lava Jato.

“Quando eu fui a primeira vez, eu  disse ao Léo que o prédio era inadequado, porque além de ser pequeno, um triplex de 215 metros é um triplex ‘Minha casa, minha vida’, era pequeno. Era muito pequeno, os quartos, era a escada muito, muito... Eu falei ‘Léo, é inadequado para um velho como eu, é inadequado’. O Léo falou ‘eu vou tentar pensar um projeto pra cá’. Quando a Marisa voltou lá, não tinha sido feito nada ainda. Aí eu falei pra Marisa: ‘olhe, vou tomar a decisão de não fazer, eu não quero’”.

No depoimento, o ex-presidente defendeu o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal de Lula que teria intermediado um empréstimo para o PT de R$ 12 milhões. No depoimento, Lula disse esperar um pedido de desculpas no fim das investigações.

Os procuradores da Lava Jato investigam a relação do ex-presidente, do instituto que leva o nome dele e da empresa de palestras aberta por Lula com as empreiteiras investigadas pela Lava Jato.

Duas dessas empreiteiras teriam bancado as reformas no sítio de Atibaia, freqüentado pela família do ex-presidente. No Ministério Público em São Paulo, os promotores já denunciaram Lula e outras 15 pessoas por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

De acordo com a denúncia, Lula ocultou ser o dono do triplex do Guarujá - cuja reforma teria sido conduzida pela ex-primeira dama Marisa Letícia e paga pela OAS, envolvida nas denúncias de desvios na Petrobras.
Fonte: G1 – São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário