COMENTÁRIO
Scarcela
Jorge
O
LÍDER E O CHEFE
Nobres:
Vamos delinear duas coisas que
transparentemente se confunde em um! O gestor que atua “de cima para baixo” é
uma das figuras mais comuns do mundo do trabalho, é simplesmente fácil dar
ordens e expor o que os subordinados devem fazer chega a ser cômodo, mas aquele
que manda, cobra, critica, quer resultados. De maneira simples, o chefe sempre
foi àquela figura autoritária, muitas vezes intransigente, focada em resultados
e lucros. É o tipo de gestor que faz a equipe trabalhar de acordo com sua
própria visão e seus desejos, não levando em as considerações variáveis humanas,
por exemplo, é um tipo de gestão mais engessada. O líder, por sua vez, consiste
no gestor que sabe utilizar a melhor maneira os talentos de seu quadro. Ele não
manda fazer, mas ensina como e até faz junto, inspirando e motivando a equipe.
Além disso, o líder sabe ouvir seus comandados e também aprende e melhora com
eles. Por exemplo: “a um chefe você obedece, um líder você segue, procura e
admira”. E é nestas particularidades que reside o grande destaque do líder: ele
é uma figura que serve de exemplo e referência para seus comandados, o que lhe
confere respeito e autoridade, muito mais do que o chefe. Enquanto o chefe fala
em “eu”, o líder fruto da prepotência e arrogância quando nos tempos da
ignorância dos anos setenta e oitenta, aqui no setor. O líder real, fala em
nós! Se a sensatez prevalecer, que são raros neste mundão de desconserto e
selvageria tem essa exceção; ele também se faz parte da equipe, sem
distanciamentos ou barreiras hierárquicas, embora, claro, ainda haja o respeito
necessário à relação trabalhista que nós aprofundamos, em todos os setores de
atividades públicas e privadas. Para ser um bom líder, é necessário, antes de
tudo, desconstruir a noção de que um cargo de gestão é uma posição de poder.
Pelo contrário, deve ser encarado como uma missão mais profunda. Liderar não é
fácil, é bem verdade, apenas “mandar” é muito mais cômodo, porém traz
resultados muito melhores e mais consistentes. Uma equipe que trabalha
motivada, e sem grandes pressões e cobranças, tende a dar o melhor de si e
entregar mais valor à empresa. Também há menos rotatividade e possíveis
afastamentos por estresses, bem como menos conflitos internos. Na difícil
tarefa de liderar, o gestor deve saber ouvir, estar próximo de seus comandados,
orientar, dar feedbacks e saber recebê-los também. Uma liderança é, no fim das
contas, uma construção coletiva. Se pararmos para observar as grandes figuras
de destaque da história da humanidade, veremos que todas foram ótimos líderes:
pessoas que souberam inspirar, motivar e que, acima de tudo e foi exemplo. A
liderança, quando bem desenvolvida, sempre deixa um legado, uma lembrança, uma
saudade, é a marca que se deixa por uma passagem de destaque pela vida, pelo
contrário se livra e torce que não volte nunca mais.
Antônio Scarcela Jorge.
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