COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
CONSUMISMO INCOERENTE
Nobres:
Vamos discorrer com atenção que envolve o cotidiano
dos segmentos da sociedade brasileira, não somos nós de jeito nenhum metidos a
conselheiros, mas em nome da coerência vamos nos instar as Inúmeras são as
causas do endividamento das famílias brasileiras: salários estagnados falta de
educação financeira, juros exorbitantes, alto custo de vida, dentre outras
tantas. Mas neste texto, queremos focar num dos principais motivos do
descontrole financeiro de tantas pessoas: o consumismo. Na sociedade
contemporânea, o ato de consumir apresenta-se de maneira muito complexa, não há
o consumo somente de bens, mas de signos. Consumir representa simbologia,
status, vaidade, autoafirmação, estilo de vida, construção e afirmação de
identidades, em outras palavras, o consumo é algo totalmente cultural, pois é a
cultura que emprega significados aos nossos atos cotidianos. E,
lamentavelmente, nossa cultura não privilegia o consumo lúcido e consciente,
vivemos numa sociedade que estimula o consumismo e todas as suas consequências
devastadoras: dívidas, descarte irresponsável, desequilíbrio emocional,
dependência tecnológica, baixa durabilidade dos produtos e, contraditoriamente,
insatisfação e inquietação. Pois a satisfação do consumidor deve ser
instantânea e volátil, sendo rapidamente suprimida e transformada em um novo
desejo, pois o que se objetiva não é construir um consumidor pleno e
satisfeito, mas sim um consumidor inquieto por novas aquisições, é preciso que
estejamos em constante estado de pronta insatisfação é nesse panorama
transforma o consumo, que pode sim ser saudável e benéfico, em consumismo,
fazendo com que muitas pessoas encarem a compra, o consumo como um escape, uma
ilusão, uma maneira de preencher algo que não está bem em suas vidas. Não se
busca a plena utilização dos bens, pouco importa se realmente necessitamos ou
temos aptidão e conhecimento para manusear e usufruir dos objetos adquiridos,
pois a cultura consumista impõe o esquecimento e o rápido descarte e não o
aprendizado e o apego. O que se objetiva é o estímulo constante pela busca de
novas excitações e experiências, pois nos dias atuais, os consumidores são
primeira e principalmente acumuladores de sensações. No momento da compra, os
sentimentos de prazer, excitação e poder são fortes, mas lamentavelmente são
também frágeis e rápidos, mas as consequências financeiras são longas e terão
reflexos na fatura do cartão de crédito, no saldo bancário, nas parcelas dos
empréstimos, enfim, criam um endividamento complexo, gerando preocupação,
aflição, incerteza, que serão “curados” com uma nova compra impulsiva, dessa
maneira o ciclo se perpetua, e a plenitude não vem. Dessa forma, pensemos que um
consumo consciente e ponderado pode ser muito benéfico e prazeroso, mas o
consumismo, que é a forma patológica do consumo, traz um prazer fugaz, mas
consequências duradouras e preocupantes. Corrija! É a causa de quase todos.
Antônio Scarcela Jorge.
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