COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
FICÇÃO PARA O REAL
Nobres:
Uma das
causas que nos leva a afirmar concernente ao nosso comentário em função da
velocidade do tempo se transpor a realidade quando no pretérito se estima a ficção
e que hoje fazem parte do nosso cotidiano. Tamanha evolução em tão pouco tempo
resulta no fato de que dificilmente há quem se pergunte se há algo que ainda
possa ser inventado. Pelo contrário, mantemos nossas expectativas em alto
nível, ansiosos pelo o que vem de inovador, ainda que não façamos ideia do que
possa ser. As possibilidades são muitas e vão desde novas formas de gerir,
comunicar e solucionar problemas até o desenvolvimento de procedimentos médicos
cada vez menos invasivos e a descoberta da cura para diversos males que ainda
nos afligem. Aliás, é exatamente no campo da medicina onde são encontradas
algumas das inovações mais significativas. Menos de cem anos separam a
descoberta da penicilina do desenvolvimento de robôs capazes de realizarem
cirurgias complexas e de forma precisa, inclusive comandada por um profissional
situado a quilômetros de distância. No entanto, como a efetiva compreensão das
transformações e a mudança de comportamento possuem relação de tempo e espaço distintos
da verificada no avanço tecnológico e científico, nossa sociedade tem
experimentado contradições e desafios como a formação de profissionais capazes
de atuar em um cenário cada vez mais competitivo, inovador e disjuntivo. Hoje
dispomos de ferramentas educacionais capazes de promover o acesso ao
conhecimento acadêmico de maneira atraente e eficiente, ao passo em que
competências como dinamismo, autonomia e criatividade são desenvolvidas. Nossa
cultura ainda está fortemente enraizada em concepções ultrapassadas que não só
dificultam olhar a frente, mas já refletem no descompasso entre o que é
aprendido e o que é demandado pelo mercado de trabalho e pela sociedade atual. Por
outro lado o termo educação a distância foi cunhado no início do século XX para
designar cursos de datilografia por correspondência em uma época na qual
computadores e internet eram impensáveis, “o ontem” foi outra realidade. Mas o
que existe hoje é outra coisa completamente distinta. O que ainda é apresentado
como EAD nada mais é do que educação intermediada pela tecnologia. A fria troca
de correspondências entre aluno e tutor deu lugar a ferramentas modernas e
seguras que permitem a interação do estudante com professores, colegas e
conteúdos enquanto ampliam a intimidade do aluno com o universo tecnológico.
Além disso, nosso marco legal da educação determina que o processo educacional,
seja ele presencial ou intermediado por tecnologia, deve dialogar com
diretrizes curriculares previamente estabelecidas e sobre as quais são
construídos os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A modernização do
processo educacional é inevitável, assim como as inovações que nos surpreendem
cotidiano a cotidiano.
Antônio Scarcela Jorge.
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