sábado, 6 de abril de 2019

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - SÁBADO 6 DE ABRIL DE 2019


COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge
FICÇÃO PARA O REAL

Nobres:
Uma das causas que nos leva a afirmar concernente ao nosso comentário em função da velocidade do tempo se transpor a realidade quando no pretérito se estima a ficção e que hoje fazem parte do nosso cotidiano. Tamanha evolução em tão pouco tempo resulta no fato de que dificilmente há quem se pergunte se há algo que ainda possa ser inventado. Pelo contrário, mantemos nossas expectativas em alto nível, ansiosos pelo o que vem de inovador, ainda que não façamos ideia do que possa ser. As possibilidades são muitas e vão desde novas formas de gerir, comunicar e solucionar problemas até o desenvolvimento de procedimentos médicos cada vez menos invasivos e a descoberta da cura para diversos males que ainda nos afligem. Aliás, é exatamente no campo da medicina onde são encontradas algumas das inovações mais significativas. Menos de cem anos separam a descoberta da penicilina do desenvolvimento de robôs capazes de realizarem cirurgias complexas e de forma precisa, inclusive comandada por um profissional situado a quilômetros de distância. No entanto, como a efetiva compreensão das transformações e a mudança de comportamento possuem relação de tempo e espaço distintos da verificada no avanço tecnológico e científico, nossa sociedade tem experimentado contradições e desafios como a formação de profissionais capazes de atuar em um cenário cada vez mais competitivo, inovador e disjuntivo. Hoje dispomos de ferramentas educacionais capazes de promover o acesso ao conhecimento acadêmico de maneira atraente e eficiente, ao passo em que competências como dinamismo, autonomia e criatividade são desenvolvidas. Nossa cultura ainda está fortemente enraizada em concepções ultrapassadas que não só dificultam olhar a frente, mas já refletem no descompasso entre o que é aprendido e o que é demandado pelo mercado de trabalho e pela sociedade atual. Por outro lado o termo educação a distância foi cunhado no início do século XX para designar cursos de datilografia por correspondência em uma época na qual computadores e internet eram impensáveis, “o ontem” foi outra realidade. Mas o que existe hoje é outra coisa completamente distinta. O que ainda é apresentado como EAD nada mais é do que educação intermediada pela tecnologia. A fria troca de correspondências entre aluno e tutor deu lugar a ferramentas modernas e seguras que permitem a interação do estudante com professores, colegas e conteúdos enquanto ampliam a intimidade do aluno com o universo tecnológico. Além disso, nosso marco legal da educação determina que o processo educacional, seja ele presencial ou intermediado por tecnologia, deve dialogar com diretrizes curriculares previamente estabelecidas e sobre as quais são construídos os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A modernização do processo educacional é inevitável, assim como as inovações que nos surpreendem cotidiano a cotidiano.
Antônio Scarcela Jorge.

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