COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
EDUCAÇÃO CORRETA.
Nobres:
Numa conjuntura
do Brasil em termos da educação ainda deficitária conforme estatísticas
internacionais (só Ceará, fabrica dados positivos fundamentado em história da
carochinha – e Ceará tem disso sim é o centro das atenções do universo da
enganação a Cuba cearense). Por este aspécto a função do educador é fundamental para que se
eleve o nível de aprendizado e conhecimento. Dessa forma, o educador assume um
papel que transcende a sua própria missão primordial, que é a de ensinar. Ele
passa a ser importante protagonista no processo de superação dos sofríveis
padrões pedagógicos do país. Nas nações que suplantaram os seus históricos
déficits educacionais, com resultados surpreendentes e rápidos, os professores
foram reconhecidos (e ainda o são) como profissionais imprescindíveis para que
os objetivos fossem alcançados. A grande e ir resolvida questão é fazer com que a sociedade brasileira se
conscientize que a boa Educação é o caminho sustentável para a superação dos
problemas sociais e econômicos. A escola deve ser a encorajadora dessa
aspiração. Deve procurar avançar, ir além, ser a linha de frente de uma nova e
transformadora mentalidade. Apresentar ideias inovadoras. Apenas para citar um
exemplo: o estímulo ao empreendedorismo. Em países em que a promoção das
iniciativas individuais é uma recorrência cultural, nota-se que a sociedade tem
uma dinâmica própria, ambiciosa, progressista. Não se fica à espera da tomada
de posições oficiais ou de soluções mágicas. Este deve ser o perfil da escola
contemporânea: ativa, propositiva. Cabe ainda à escola suscitar nos alunos,
professores, funcionários e nas famílias, os valores que norteiam a boa
educação. Valores que induzam à convivência civilizada, respeitosa e fraterna.
A escola deve ser a formadora de bons cidadãos e cidadãs, conscientes de seus
deveres e direitos. Afinal, as crianças e os jovens de hoje estarão amanhã no
comando das empresas, corporações e dos destinos do país. A escola é isto: a
sociedade do presente e do futuro, a um só tempo, num mesmo espaço e não
manipular resultados como afirmação em instar o conteúdo principal verdadeiro.
Antônio Scarcela Jorge.
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