COMEN
TÁRIO
Scarcela Jorge
NO REINO
DO
EMBUSTE
Nobres:
A nossa atenção ficou voltada para os resultados do IDEB para 2019. Por ter sido um dos poucos estados que cumpriram a meta estabelecida e a pontuação do IDEB ter sido boa em relação aos demais no país, houve muita comemoração no nosso Estado do Ceará, principalmente pelo governo do Estado, é lógico para a maioria dos bajuladores o Ceará povoa de embromadores que nem existem outras unidades da federação e o mundo onde continua o centro das atenções de todo o universo. A decadência cultural desta gente é regra centenária nem mais questionamos esses desleixos. Entretanto não deixamos de analisar os números além da propaganda, a situação revelada é bem diferente e na realidade até mesmo deprimente para nosso Estado. Vale salientar que o IDEB é obtido através de uma multiplicação da nota de desempenho nos exames do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e a taxa de aprovação dos estudantes na série devida. Como a Secretaria da Educação não consegue melhorar a qualidade do ensino para um padrão minimamente razoável, resolveu adotar a estratégia de forçar a aprovação dos alunos, inclusive constrangendo professores da rede pública. Mas o aprendizado real dos estudantes, medido pelo resultado das provas de português e matemática, mostra realidade bem diferente daquela que é “maquiada” pela facilidade de aprovação dos alunos. A rede estadual do Ceará, cujo titular virou milagreiro como quase todos do staff das pastas governamentais cuja responsabilidade é óbvia é do governador do Estado. Em ambos os casos, o único estado que seria esperado do que o Ceará nesse comparativo foi o Rio de Janeiro onde a educação é forçosamente associada às redes escusas e corruptas. Não há nada a comemorar como resultado, pois ficaram abaixo de nós apenas estados pobres do Nordeste, do Norte e o Mato Grosso. Quando se vai para o 9º ano, ensino fundamental, a rede estadual do Ceará ficou com a melhor média, tanto em português como em matemática não se pode negar embora seja maquiada a propaganda de governo inserida no milagre cearense não há nada a se comemorar. Ainda existem casos, as nossas colocações nas médias ficam em 2º e 3º lugares em matemática e português, respectivamente que a mídia governamental em conjunto com a imprensa parcial que se rende as benesses bem conhecidas. Em destaque nesta anunciação do IDEB, são as escolas municipais têm desempenho relativo melhor do que as estaduais em matemática e português, respectivamente. Ressalvam-se também as nossas escolas atingiram melhores médias absolutas do que as redes estaduais e municipais em todos os níveis escolares. No entanto, tiveram pior desempenho do que as da rede federal em todos os níveis em que esta também atua (de nono ano em diante). As escolas estaduais, por sua vez, só tiveram pior desempenho do que as municipais em matemática no 3º ano do ensino médio. Isso se explica pela proporção elevada das escolas de ensino integral nessa última rede. Todos esses números indicam que temos muito que melhorar e que os nossos resultados, na verdade, foi uma timidez em termos de evolução. Reiteramos, são os dados do IDEB onde o governo “maldosamente” é um estilo regrado por eles e que sempre deu certo, tentando ocultar da população que em vez seria a hora de bajular esta gente.
Antônio Scarcela Jorge.
TÁRIO
Scarcela Jorge
NO REINO
DO
EMBUSTE
Nobres:
A nossa atenção ficou voltada para os resultados do IDEB para 2019. Por ter sido um dos poucos estados que cumpriram a meta estabelecida e a pontuação do IDEB ter sido boa em relação aos demais no país, houve muita comemoração no nosso Estado do Ceará, principalmente pelo governo do Estado, é lógico para a maioria dos bajuladores o Ceará povoa de embromadores que nem existem outras unidades da federação e o mundo onde continua o centro das atenções de todo o universo. A decadência cultural desta gente é regra centenária nem mais questionamos esses desleixos. Entretanto não deixamos de analisar os números além da propaganda, a situação revelada é bem diferente e na realidade até mesmo deprimente para nosso Estado. Vale salientar que o IDEB é obtido através de uma multiplicação da nota de desempenho nos exames do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e a taxa de aprovação dos estudantes na série devida. Como a Secretaria da Educação não consegue melhorar a qualidade do ensino para um padrão minimamente razoável, resolveu adotar a estratégia de forçar a aprovação dos alunos, inclusive constrangendo professores da rede pública. Mas o aprendizado real dos estudantes, medido pelo resultado das provas de português e matemática, mostra realidade bem diferente daquela que é “maquiada” pela facilidade de aprovação dos alunos. A rede estadual do Ceará, cujo titular virou milagreiro como quase todos do staff das pastas governamentais cuja responsabilidade é óbvia é do governador do Estado. Em ambos os casos, o único estado que seria esperado do que o Ceará nesse comparativo foi o Rio de Janeiro onde a educação é forçosamente associada às redes escusas e corruptas. Não há nada a comemorar como resultado, pois ficaram abaixo de nós apenas estados pobres do Nordeste, do Norte e o Mato Grosso. Quando se vai para o 9º ano, ensino fundamental, a rede estadual do Ceará ficou com a melhor média, tanto em português como em matemática não se pode negar embora seja maquiada a propaganda de governo inserida no milagre cearense não há nada a se comemorar. Ainda existem casos, as nossas colocações nas médias ficam em 2º e 3º lugares em matemática e português, respectivamente que a mídia governamental em conjunto com a imprensa parcial que se rende as benesses bem conhecidas. Em destaque nesta anunciação do IDEB, são as escolas municipais têm desempenho relativo melhor do que as estaduais em matemática e português, respectivamente. Ressalvam-se também as nossas escolas atingiram melhores médias absolutas do que as redes estaduais e municipais em todos os níveis escolares. No entanto, tiveram pior desempenho do que as da rede federal em todos os níveis em que esta também atua (de nono ano em diante). As escolas estaduais, por sua vez, só tiveram pior desempenho do que as municipais em matemática no 3º ano do ensino médio. Isso se explica pela proporção elevada das escolas de ensino integral nessa última rede. Todos esses números indicam que temos muito que melhorar e que os nossos resultados, na verdade, foi uma timidez em termos de evolução. Reiteramos, são os dados do IDEB onde o governo “maldosamente” é um estilo regrado por eles e que sempre deu certo, tentando ocultar da população que em vez seria a hora de bajular esta gente.
Antônio Scarcela Jorge.
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