COMENTÁRIO
SCARCELA JORGE
EDUCAÇÃO
PETISTA QUE AGORA TENDE A IMERGIR
Nobres:
Da República (1889) para cá é a
educação de qualidade para todos a maior e inequívoca prova da falta de
emancipação moral que dominam e governam os destinos da nação. Somos geridos,
em regra, por imorais. São poucas, lamentavelmente, as exceções. Dizemos isso
baseado nas verdadeiras estatísticas e não as que se apresentam por aqui que
tem um lema enganador bem a modo do governismo do PT que como regra o império
da mentira. Na avaliação do Pisa de 2016, com 70 países, o
Brasil era o 66º em Matemática, 63º em Ciências e 59º em Leitura. Na Pesquisa
nosso ensino fundamental ocupa a posição 127ª e o superior a 125ª. Na Prova
Brasil, do ensino médio, os resultados são desastrosos. No Ranking de 2018 com
35 países, o Brasil é o último colocado em prestígio do professor. Os governos
anteriores “faziam da premissa de que o
contrário é o correto”. Não queriam, evidentemente, empregar o dinheiro público
apropriado por elas e tratavam com o povo (50,6% com mais de 15 anos eram
analfabetos totais). Nos anos 60 e 70 a prioridade absoluta era o ensino
superior. Em quase tudo neste país as elites vulgares ensinam imoralmente que
os frutos devem ser colhidos antes da plantação. Sem excelente ensino
fundamental não teremos nunca a profusão de bons alunos no patamar superior. Dos
anos 50 até o princípio dos anos 80 o gasto com educação era ridículo (menos de
2% do PIB). Nos anos 2000 o ensino fundamental foi universalizado pelos
governos lulistas. As crianças pobres foram para escolas pobres com ensino
muito pobre, professor pobre e sem condições de trabalho, desestimulado e
desencantado. Nesses anos de domínio petista, voltou a prioridade para o ensino
superior, com bolsas de estudo e financiamentos. Resultado: temos poucos
analfabetos totais (7%), mas se alastrou como epidemia o analfabetismo
funcional, mais da metade da população não sabe ler ou escrever ou não entende
o que lê ou não sabe fazer operações matemáticas mínimas. Sem mão de obra
qualificada, claro que a produtividade no Brasil é indecente. Porque apostamos
tudo no ignorantismo e na mediocridade. Nossas oligarquias mandantes e
governantes, com pouca exemplaridade para comover e influenciar as pessoas e o
mundo lutou pela sua liberação da opressão e do despotismo dos governos
monárquicos e ditatoriais. O grave déficit desse arrastado processo histórico é
que ele não foi acompanhado da imprescindível emancipação moral. Com o ensino
de péssima qualidade até os dias de hoje são provas inequívocas dessa aberrante
falha ética. Na rabeira dessa cidadania de inspiração oligárquica foram se
formando as classes médias autossuficientes. Essas classes educadas sabem o que
é o mundo moderno e sabem também reclamar por seus direitos e garantias
jurídicas e culturais. As classes cidadãs preocupam-se seriamente com o capital
cultural por meio da educação porque sabem o valor dele para a construção de um
ideal de civilização despojado da opressão e da coação ilegítimas. Na
realidade; segundo porque ela sabe que sem educação de qualidade não há
igualdade de oportunidades, que é a premissa do discurso da meritocracia;
terceiro porque os exemplos que são transmitidos pelas elites vulgares ou bandidas
são deploráveis principalmente no que queriam implantar aqui.
Antônio Scarcela Jorge.
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