domingo, 14 de fevereiro de 2016

PESTES & PESTES

 DF VAI ATUAR EM VILAREJO DE GOIÁS EM QUE 70% DA POPULAÇÃO TEM DENGUE.

Vendinha tem 70% da população de 15 mil habitantes com dengue.
Moradores do povoado, a 5 km do DF, buscam atendimento na capital.



O governo do Distrito Federal enviará na próxima segunda-feira (15) equipes para cuidar da roçagem e limpeza de ruas de Vendinha, distrito de Padre Bernardo (GO) que tem 15 mil moradores e 70% da população com dengue. 

O vilarejo fica a cinco quilômetros da capital do país e seus moradores buscam atendimento no Hospital Regional de Brazlândia. A ação deve durar uma semana.

O anúncio foi feito pelo governador em exercício do DF, Renato Santana, durante ação em Brazlândia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Santana disse diz que ligou para o prefeito de Padre Bernardo e para o governador em exercício em Goiás, que aceitaram a ajuda.

"A gente fica se prendendo à burocracia, a quem deve fazer a ter ou não autorização. 

Enquanto isso, esse mosquito, essa praga, não pede permissão. Esse é nosso maior inimigo. 

Ele não pediu para chegar aqui", afirmou.

Santana perdeu a cunhada, Cristina Santana, há duas semanas vítima de dengue hemorrágica

Ela era enfermeira e trabalhava em Brazlândia, região com o maior número de casos da doença no DF. 

No dia seguinte à morte dela, Santana fez um desabafo em rede social, criticando a burocracia para o combate ao mosquito.

“Quantas 'Cristinas' morrem todos os dias pela economia equivocada, em alguns momentos, de dinheiro na crise enquanto alguns tecnocratas ainda persistem em não se mexer para ver que o mundo real é muito diferente da bolha de gabinetes?”, escreveu o vice-governador.

Dia de combate ao Aedes.

Neste sábado, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participou das ações em Brazlândia do Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Tombini vistoriou residências com possíveis focos de larvas do mosquito. 

O presidente do BC que os casos de doenças transmitidas pelo mosquito não devem atrapalhar os Jogos Olimípicos do Rio, no meio do ano.

"A ação coordenada dos governos federal, estaduais e municipais está sendo intensificada de maneira que a incidência desse mosquito seja reduzida drasticamente nos próximos meses, sempre lembrando que o evento Olimpíadas é realizado em agosto, setembro, o inverno brasileiro, digamos assim, e isso por si só já reduz a incidência do inseto. 

E com essa ação nas três esferas de governo e a mobilização da população certamente conseguiremos fazer uma Olimpíada segura para todas", afirmou.

Tombini participou da ação acompanhada do governador em exercício do DF, Renato Santana, que perdeu a cunhada há duas semanas vítima de dengue hemorrágica. 

Também estavam presentes a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), e secretário, do GDF. O presidente do BC foi embora cerca de duas horas após o início da operação em Brazlândia.

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta sexta, indica que o número de casos confirmados da doença aumentou 49,7% na última semana, passando de 1.198 para 1.794. 

A região de Brazlândia concentra mais de 30% dos casos de dengue do DF. Somados os casos na região com os de São Sebastião, Planaltina, Ceilândia e Taguatinga, o índice chega a 61%.

Nesta sexta, a secretaria confirmou o primeiro caso de dengue do tipo 3 no DF. Segundo a pasta, o resultado indica que os quatro tipos do vírus estão em circulação na capital do país.

Existem quatro tipos do vírus da dengue: 

O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Eles causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que a pessoa pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, uma pessoa só pode ter dengue quatro vezes.

“Quanto mais vírus existirem, maior a probabilidade de haver uma infecção”, resume Caio Rosenthal, infectologista e consultor do programa Bem Estar, da TV Globo. 

Se houvesse só um tipo de vírus, ninguém poderia ter dengue duas vezes na vida.
Fonte: G1 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário