terça-feira, 16 de junho de 2020

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - TERÇA-FEIRA 16 DE JUNHO DE 2020

COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Nobres:
De princípio quando elevamos o tema “Educação à Distância” mesmo antes implantada os cursos preparatórios, os titulados objetivamente como cursos por correspondência onde o único meio era os Correios, onde a avaliação era interativa tipo resultado de provas arrastava há meses. Diante desta questão seria um dos fatores para que o MEC não o reconhecesse como cursos formais. Particularmente nos deslumbrou pelo alto-grau de entendimento entre professor e aluno, numa interação mais objetiva penetrada no decurso das aulas. Ainda o acesso a esta modalidade de ensino foi desprezada e se criou um senso pré-conceitual latente da nossa cultura. Mas, com a chegada da internet as aulas foram proferidas em áudio e vídeo e se caminhou aceleradamente. Por esta razão a educação a distância adquiriu um espaço significativo nas instituições de ensino superior aceitável há poucos anos, mas até então, na educação básica, essa modalidade estava engatinhando, principalmente quando se refere à própria legislação que tem diretrizes restritas para oferta neste nível de ensino. Neste aspecto o mundo on-line não parou muito pelo contrário, intensificou-se. Apresentamos os dados estáticos colhidos pelo MEC. E algumas empresas de plataformas de educação à distância registraram um aumento de quarenta e quatro por cento de adesão no mês de março. Houve muita aprendizagem por parte das escolas, professores, alunos e familiares. Acredita-se que a educação à distância na pós-quarentena é uma realidade e algo sem volta também da educação básica, não em sua totalidade, pois há fatores importantes no convívio presencial, mas nos remetendo cada vez mais ao ensino híbrido. O Brasil caminha a passos largos remetendo o estilo da educação nos outros países que há décadas foi implantado. A quebra pré-conceitual da cultura de nosso país nestes contermos já é uma realidade.
Antônio Scarcela Jorge.

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